Micro e minigeração de energia renovável
Data da notícia: 08/12/2015 às 14:12

Em Paris, a Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-21, vai construir um grande acordo climático mundial. As fontes de energia estão no centro deste debate. Para a ciência, as mudanças climáticas que estão em curso são provocadas principalmente pelo uso das fontes de energias fósseis, carvão, petróleo e gás natural, grandes emissores de dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa. Daí a urgência do mundo transitar para uma matriz energética limpa.

 

A produção renovável de energia elétrica através da micro e minigeração, com base em fonte solar fotovoltaica, eólica, biomassa e hidráulica, tem o potencial para se constituir em uma revolução na forma de produzir e consumir energia, pode suprir a demanda de energia das unidades produtoras e fornecer à rede. O Rio Grande do Sul tem condições favoráveis, como incidência de ventos e condições solares, bem como resíduos orgânicos para biogás. China e os EUA, os dois maiores poluidores, são os países que mais investem em energia renovável. A China sozinha investe mais em solar e eólica do que todo o resto do mundo. Alemanha é um dos países que lidera a corrida tecnológica da micro e minigeração, com grandes investimentos em solar fotovoltaica. São Paulo desonerou a tarifa e os impostos na fabricação de componentes da cadeia produtiva. Caminho este que defendemos que o Rio Grande do Sul deva tomar com urgência.

 

Tramita, na Assembleia Legislativa, o PL nº 271/2015, que institui a política estadual para o setor. No último dia 25 de novembro, foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Minigeração de Energia Renovável, com o objetivo de construir ações concretas que contribuam nessa direção. Um futuro sustentável passa por fazermos essa revolução. O nosso Estado pode se tornar líder na área, desde que façamos as opções corretas.

 

Fonte: Jornal do Comércio
Foto: Ecoa
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
MKS
Acesse Mercados
Laboratório Quimioambiental
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!