Micro e minigeração de energia renovável
Data da notícia: 08/12/2015 às 14:12

Em Paris, a Conferência das Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP-21, vai construir um grande acordo climático mundial. As fontes de energia estão no centro deste debate. Para a ciência, as mudanças climáticas que estão em curso são provocadas principalmente pelo uso das fontes de energias fósseis, carvão, petróleo e gás natural, grandes emissores de dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa. Daí a urgência do mundo transitar para uma matriz energética limpa.

 

A produção renovável de energia elétrica através da micro e minigeração, com base em fonte solar fotovoltaica, eólica, biomassa e hidráulica, tem o potencial para se constituir em uma revolução na forma de produzir e consumir energia, pode suprir a demanda de energia das unidades produtoras e fornecer à rede. O Rio Grande do Sul tem condições favoráveis, como incidência de ventos e condições solares, bem como resíduos orgânicos para biogás. China e os EUA, os dois maiores poluidores, são os países que mais investem em energia renovável. A China sozinha investe mais em solar e eólica do que todo o resto do mundo. Alemanha é um dos países que lidera a corrida tecnológica da micro e minigeração, com grandes investimentos em solar fotovoltaica. São Paulo desonerou a tarifa e os impostos na fabricação de componentes da cadeia produtiva. Caminho este que defendemos que o Rio Grande do Sul deva tomar com urgência.

 

Tramita, na Assembleia Legislativa, o PL nº 271/2015, que institui a política estadual para o setor. No último dia 25 de novembro, foi instalada a Frente Parlamentar em Defesa da Micro e Minigeração de Energia Renovável, com o objetivo de construir ações concretas que contribuam nessa direção. Um futuro sustentável passa por fazermos essa revolução. O nosso Estado pode se tornar líder na área, desde que façamos as opções corretas.

 

Fonte: Jornal do Comércio
Foto: Ecoa
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
BFM Corte e Dobra Montagens
Leuck
Hinndelet
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!