Tweet |
A credibilidade é fundamental para o sucesso no ramo de seguros. Mas essa relação de confiança junto ao público, como se sabe, não nasce de uma hora para outra. A Açorianos Corretora de Seguros, por exemplo, consolidou-se como uma referência no mercado de Porto Alegre (RS) ao manter uma atuação qualificada por quase meio século. Fundada em 1968 pelos sócios Romeu Souza, Luiz Vaz da Silva e Nilton Brandão da Silva, a empresa baseia suas atividades no compromisso de oferecer a melhor relação custo-benefício aos seus clientes, disponibilizando os produtos mais competitivos do segmento.
A Açorianos Seguros trabalha com consultoria e corretagem de seguros em geral. O portfólio de serviços inclui opções de coberturas corporativas e pessoais – como seguros de vida, de equipamentos, veículos, entre outros. Um dos diferenciais está diretamente relacionado à longevidade da corretora e aos relacionamentos. “As parcerias de negócio criadas ao longo desses 48 anos nos proporcionam produtos com condições especiais de custo e atendimento”, explica Fausto Heck Souza, diretor da Açorianos Seguros. O relacionamento engloba seguradoras do mercado nacional e internacional.
A tecnologia é outra vantagem competitiva da corretora. Atualmente, a Açorianos Seguros conta com um software de gestão que abastece gestores e colaboradores com informações independentes das seguradoras. O sistema agiliza e dá assertividade aos processos, contribuindo para aprimorar ainda mais a qualidade do serviço prestado.
Hora da recuperação
Assim como outras empresas do segmento, a Açorianos Seguros também sentiu os efeitos da atual crise econômica. O crescimento obtido pela corretora no primeiro semestre de 2016 ficou em 4% – inferior à inflação medida no período, de 4,42%, segundo o IBGE. A explicação está no fato de 80% da carteira de clientes da Açorianos Seguros ser de pessoas jurídicas. Com a retração econômica, as empresas reduzem equipes e desativam equipamentos – e isso, é claro, impacta no volume de seguros contratados.
Mas a corretora planeja recuperar terreno em breve. “Queremos aumentar a base de clientes e impulsionar a produção”, confirma Fausto. Para isso, a Açorianos lançará novos produtos, remodelará o site e apostará na divulgação da marca nas redes sociais. A empresa também participará ativamente de eventos organizados pelo Sebrae e por outras entidades. Nesse ponto, a ligação ao projeto da RS Óleo, Gás & Energia ganha relevância. A corretora se associou à entidade em 2010 e, desde então, vem colhendo frutos positivos da interação com os parceiros desse mercado.
Por Emanuel Neves | República - Agência de Conteúdo