Aumento da tarifa de luz traz sobrecarga ao setor industrial, diz FIERGS
Data da notícia: 22/10/2015 às 07:58

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Heitor José Müller, vê como uma sobrecarga ao setor industrial o novo aumento na tarifa de luz autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a distribuidora da CEEE. O reajuste, de até 7,78%, vale a partir deste domingo. “É mais um revés. O que as empresas podiam fazer dentro de casa fizeram, o aperto que tinham de dar já deram. Muitas indústrias estão trabalhando abaixo dos 50% de sua capacidade“, alerta.

 

Müller define o atual momento como a “tempestade perfeita”, devido ao ajuste fiscal federal aliado ao aumento de tributos estaduais, crise na economia nacional e falta de competitividade no mercado externo. Entende como inevitáveis novas demissões nos próximos meses. “Haverá mais desemprego, sim. Existe uma falta de perspectivas em curto e médio prazo”, afirma ele, ao destacar também outros “problemas seríssimos” que elevam os custos do setor produtivo, como logística e transporte deficientes, além de impostos em demasia. Embora o aumento aprovado pela Aneel para a classe de alta tensão (indústria) alcance 7,78%, a CEEE pode optar por conceder um índice menor. Para consumidores residenciais, o reajuste aprovado chega a 5,82%.

 

A Companhia Estadual de Energia Elétrica abrange 72 municípios gaúchos, responsáveis por 21,1% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial do Rio Grande do Sul. Para 86,5% das empresas gaúchas, a eletricidade é a fonte mais utilizada no processo de produção. A região de cobertura da CEEE possui 16,6% dos estabelecimentos industriais, o que significa mais de 6 mil unidades fabris. No comércio internacional do Estado, elas representam 25% das exportações e 38,6% das importações.

 

Fonte: FIERGS

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Navvi
Leuck
Acesse Mercados
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!