Eletrobras aprova privatização de distribuidoras
Venda, porém, está condicionada a injeção de recursos pela União ou pelas tarifas, para manter operação e investimentos na prestação do serviço
Data da notícia: 02/08/2016 às 08:35

Os acionistas da Eletrobras aprovaram a venda, até o fim de 2017, das seis distribuidoras da companhia, dentro do estabelecido pela MP 735, que prevê a privatização como alternativa à extinção da outorga das empresas. Caso a venda do controle dessas empresas não ocorra até dezembro de 2017, as concessões serão devolvidas ao governo, "a qualquer tempo".

A decisão afeta as distribuidoras Cepisa (Piauí), Ceal (Alagoas), Eletroacre, Ceron (Rondônia), Boa Vista Energia (Roraima) e Amazonas Energia. Para isso, até a transferência para o novo controlador, as distribuidoras terão que receber recursos da União ou via tarifa para permitir operação e realização de investimentos para a prestação do serviço.

Algumas dessas distribuidoras não têm recebido reajustes de tarifas devido a inadimplência de encargos setoriais. A suspensão desses recursos também libera a devolução das concessões à União. Além disso, o governo pediu e os acionistas concordaram que a aprovação, pela União, da venda das distribuidoras, não vincula a atuação do Estado como poder concedente

Com isso, os acionistas reprovaram a privatização dentro dos planos inicialmente propostos, dentro do previsto pela Lei das S.A., aumento de capital e quitação de, no mínimo, R$ 8 bilhões, bem como pelas regras da MP 706.

As distribuidoras da Eletrobras sempre foram deficitárias, consideradas como razão de impactar nos resultados da holding – que nos últimos anos vem sofrendo com o peso da decisão de aceitar as condições da MP 579. A Eletrobras acumula prejuízo de R$ 34 bilhões desde 2012. A Celg, outra distribuidora do grupo, está com o processo de venda mais avançado, com leilão marcado para o dia 19 de agosto, na BM&FBovespa.

 

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Hinndelet
MKS
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!