Internet das Coisas: um futuro cada vez mais presente
Palestra do Workshop de Oportunidades de maio abordou as oportunidades que a tecnologia traz para as empresas que buscam novas possibilidades de operação e marketing
Data da notícia: 27/05/2016 às 15:17

Se há menos de duas décadas acessar a internet era um acontecimento, hoje estamos online o dia inteiro. É só uma questão de tempo para a web conectar todos os objetos que nos cercam. Isso é Internet das Coisas, tradução de Internet of Things (IoT), tema central do Workshop de Oportunidades realizado pela Associação RS Óleo, Gás & Energia em parceria com o Sebrae/RS na última segunda-feira, 23/maio. O palestrante convidado Julio Medeiros é executivo membro do Clube de Negócios – empresa de empreendedorismo, tecnologia e marketing mobile – e tem mais de 25 anos de experiência no segmento industrial e automotivo.

Para abrir a noite, um welcome coffee recebeu os participantes. O momento foi de troca de cartões para ampliar a rede de contatos. Além disso, houve a exposição das empresas associadas Acesse Mercados, Celta Serviços, Rudick Oleodinâmica, Serrana Sistemas de Energia e Simetriza. Ainda antes da palestra principal da noite, foi apresentada a atividade social da Casa do Menino Jesus de Praga. Atualmente, a instituição filantrópica atende cerca de 40 crianças com necessidades especiais. Para custear 73% dos gastos, a entidade conta com doações da comunidade. Entre os doadores está a própria RS Óleo, Gás & Energia: por meio de uma parceria, a entidade vem desenvolvendo um novo canal para que os empresários associados possam colaborar com a casa e implementar ações sociais nas suas respectivas empresas.

Na sequência, foi a vez de o palestrante Julio Medeiros assumir o microfone. O empresário relembrou os primórdios da internet e destacou o cenário atual com tecnologias inovadoras que geram oportunidades de negócio. Imagine, por exemplo, a porta de casa que se abre quando reconhece o morador se aproximando. Ou as luzes da empresa que se apagam quando o último funcionário passa pela catraca na saída. E até mesmo um médico que recebe todas as informações de saúde do paciente direto no smartphone. “Tudo conectado com tudo. É isso que a internet das coisas veio nos trazer”, resume Medeiros.

Durante a palestra, Medeiros apresentou a tecnologia dos iBeacons, dispositivos que enviam conteúdo por meio de bluetooth. Também falou sobre o trabalho da empresa gaúcha TagPoint, que atua nesse mercado com certificação nacional e internacional. A partir da ferramenta, as marcas podem desenvolver campanhas de marketing, promoções e outras ações. Os consumidores que têm o aplicativo da TagPoint instalado no celular recebem o conteúdo ao cruzar com um aparelho TagPoint iBeacon.  A diferença é que o material atinge públicos segmentados de acordo com o objetivo da empresa. “Com essa tecnologia, consigo fazer com que o produto se apresente para as pessoas certas”, comenta Medeiros. Além do marketing, os ibeacons têm inúmeras outras aplicabilidades. Resta aos empresários adaptarem a nova tecnologia às suas realidades de negócio.

No evento, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia Luiz Carlos Vivian Corrêa também reforçou as datas dos eventos da associação. O gestor de projetos do Sebrae/RS, Cleverton Paranhos, também apresentou a agenda relacionada ao programa Energia Mais com cursos, oficinas, missões e visitas técnicas na programação.

 

Por Tatiana Reckziegel | República - Agência de Conteúdo

Mais fotos da Notícia
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Laboratório Quimioambiental
Navvi
BFM Corte e Dobra Montagens
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!