Ferramenta inédita traça perfil do uso do biogás no Brasil
BiogasMap pretende divulgar e incentivar a geração de energia que é gerada por meio de resíduos urbanos e agrícolas e dejetos de animais
Data da notícia: 09/12/2015 às 18:00

Exatamente 153 unidades gerando – no Brasil – energia elétrica, térmica ou biocombustível por meio do biogás, produzido através da transformação de dejetos de animais, resíduos agrícolas, lixo e esgoto das cidades. Juntas, elas poderiam gerar 1.693 MWh/dia, o suficiente para abastecer o consumo de todas as residências de grandes cidades como Santo André ou Ribeirão Preto, em São Paulo. Ou ainda produzir biometano (um gás renovável, substituto do gás natural de fonte fóssil) para percorrer de carro quase onze milhões de quilômetros, o que equivale a 271 voltas no planeta Terra.

Esse é o retrato revelado por uma ferramenta – inédita – criada pelo CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis) em parceria com o CIH (Centro Internacional de Hidroinformática) e com apoio do PROBIOGÁS (Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil). A ferramenta está disponível no site www.cibiogas.org, no link BiogasMap, e retrata a importância do biogás, principalmente, em regiões como Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

No BiogasMap, nome dado à ferramenta, pode-se encontrar informações sobre as unidades de produção existentes, qual a matéria-prima utilizada e como o biogás é aproveitado (energia elétrica, térmica ou biocombustível). “Essa iniciativa surgiu da necessidade de disponibilizar dados sobre o setor de biogás de forma colaborativa, imparcial e transparente, fortalecendo e incentivando o uso dessa fonte renovável de energia”, afirma o diretor-presidente do CIBiogás, Rodrigo Regis de Almeida Galvão.

A intenção é que a ferramenta seja atualizada anualmente. Todo o levantamento inicial foi feito por meio de um sistema de cadastramento e verificação. “Desejamos, em breve, ampliar ainda mais o BiogasMap, disponibilizando também quais as tecnologias disponíveis para a implantação do biogás, projetos de Pesquisas e Desenvolvimento, linhas de financiamento, regulamentação, consultores e fornecedores”, afirma Rodrigo.

A ferramenta foi lançada no II Fórum da Indústria do Biogás, na última semana, em São Paulo.

Biogás para o Brasil

Ao transformar dejetos de animais, resíduos agrícolas e urbanos em energia, o biogás torna-se um importante aliado econômico e ambiental, principalmente, do agronegócio brasileiro.

Ao gerar energia, o proprietário rural pode diminuir grande parte de seus custos – que vêm do consumo energético – e ainda obter uma renda extra, já que ele pode fornecer energia elétrica para a rede de distribuição e ainda ganhar créditos em sua conta de luz.

Ainda há benefícios ao meio ambiente, pelo fato desse sistema de geração de energia reaproveitar resíduos que poderiam ir parar em rios e nascentes.

 

Fonte: Setor Energético

Foto: Setor Energético

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Hinndelet
Navvi
MKS
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!