Acordo mantém construção de plataformas
QGI e Petrobras assinaram aditivo ao contrato para que obras da P-75 e da P-77 sejam realizadas em Rio Grande
Data da notícia: 27/11/2015 às 11:55

Depois de longas negociações, QGI (Queiroz Galvão e Iesa Óleo e Gás) e Petrobras oficializaram o contrato para montar e integrar os módulos das plataformas de petró- leo P-75 e P-77 no município de Rio Grande. O prefeito da cidade, Alexandre Lindenmeyer, que já havia adiantado que as companhias estavam prestes a chegar a um consenso, informou que as empresas fecharam o acordo na noite de quarta-feira.

As companhias tinham um acerto anterior estabelecido, mas as dificuldades surgiram quando a estatal não aceitou a realização de aditivo no contrato inicial, sugerido pela QGI, o que limitou tecnicamente os projetos ao orçamento previsto na licitação. No começo, a perspectiva de custo global das duas plataformas, levando em consideração não apenas os serviços da QGI, era de aproximadamente US$ 1,6 bilhão.

Em fevereiro, o estaleiro da companhia em Rio Grande chegou a paralisar as operações. Em julho, depois de várias manifestações de trabalhadores e movimentações políticas, QGI e Petrobras anunciaram a retomada da montagem das plataformas. Entretanto, até essa quarta-feira, o novo contrato para materializar o serviço não havia sido formalizado.

Conforme uma fonte que acompanha o assunto, a contrata- ção de pessoal e o início de ações nas plataformas devem ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano. A expectativa é de que sejam criados 2 mil empregos no Estado com a nova demanda e que alguns serviços das plataformas sejam feitos por companhias asiáticas, provavelmente na China. Ainda segundo a fonte, a Petrobras aceitou elevar os valores do contrato, mas não atingiu o pedido do aditivo original proposto pela QGI (que seria de US$ 160 milhões).

Em 2013, quando o estaleiro chegou a operar com três plataformas ao mesmo tempo, o número de trabalhadores ultrapassou o patamar de 10 mil. Atualmente, somando-se as unidades que a QGI tem em Rio Grande e no Rio de Janeiro, a empresa não chega a 120 funcionários.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande e São José do Norte, Benito Gonçalves, recebeu com alegria a notícia da definição entre QGI e Petrobras, contudo, diz que a felicidade poderia ser maior. “Praticamente, faremos apenas metade das plataformas (antecipando a possibilidade de que alguns serviços sejam realizados fora do Brasil)”, afirma o dirigente. Apesar dessa lamentação, Gonçalves conforma- -se que a geração de novos postos de trabalho, em meio à crise que o setor naval do País vive, é algo a ser comemorado.

Gonçalves calcula que, agregados aos 2 mil empregos diretos que serão propiciados, mais cerca de 4 mil postos de trabalho serão abertos indiretamente. O sindicalista estima que as obras nas plataformas P-75 e P-77 levarão em torno de dois anos para serem concluídas. “O próximo desafio será que novos projetos venham para cá e que o polo naval não acabe”, frisa o dirigente.

Fonte: Jefferson Klein - Jornal do Comércio

Foto: Antônio Paz - Jornal do Comércio

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
MKS
Leuck
Acesse Mercados
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!