“Workshop de Oportunidades” promove diálogo entre RS Óleo e Gás e secretário de Desenvolvimento Econômico do RS
Data da notícia: 25/03/2015 às 10:19

Pontos principais

  •  Os associados da RS Óleo e Gás tiveram a oportunidade de se reunir com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Fábio Branco.
  • Durante a palestra, Branco garantiu que está otimista com o desenvolvimento do setor de Óleo e Gás no Estado, apesar da crise de credibilidade que afeta a Petrobras.
  • Branco também garantiu que vai institucionalizar o projeto Desenvolve RS, que prevê estímulos à participação de fornecedores locais em novos empreendimentos e investimentos que chegam ao Estado.

          O governo do Estado está empenhado em criar um ambiente propício ao desenvolvimento econômico, e parte desse esforço passa pela criação de mecanismos que estimulem as grandes empresas a adquirir produtos e serviços de fornecedores locais – entre eles, os do setor de Óleo e Gás. Quem garante é Fábio Branco, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, que nesta segunda-feira (23/mar) esteve reunido com os associados da RS Óleo e Gás durante o “Workshop de Oportunidades”, realizado na sede do Tecnopuc, em Porto Alegre.

         Foram quase duas horas em que Branco falou sobre os desafios do governo estadual e respondeu perguntas dos associados presentes. Prefeito de Rio Grande em duas ocasiões (2001-2004 e 2009-2012), ele fez questão de destacar que está atento às necessidades e desafios do setor de Óleo e Gás. Reconheceu que o momento é de cautela, devido à crise de credibilidade que afeta a Petrobras, mas garantiu que está otimista. “Precisamos continuar atentos às oportunidades e atendê-las. Caso contrário, outras empresas vão vir de fora e fazer isso no nosso lugar”, destacou. Para ele, a situação deve começar a melhorar tão logo a Petrobras divulgar seu balanço auditado de 2014.

          Acompanhado de Suzana Sperry, coordenadora executiva da Rede Petro, Branco explicou que o governo está estudando mecanismos que ajudem a fortalecer as empresas gaúchas. Um dos objetivos é institucionalizar o programa Desenvolve RS, criado para ampliar a participação das empresas locais em novos empreendimentos e investimentos que chegam ao Estado. Atualmente, o caso mais bem-sucedido de aplicação do programa está nas obras de expansão da fábrica da Celulose Riograndense, em Guaíba – cujas aquisições de conteúdo estadual já passam de R$ 2,3 bilhões. Agora, Branco pretende estabelecer uma cultura de valorização dos fornecedores gaúchos. “Tudo que acontece no lá [no Desenvolve RS] será uma política de Estado, institucionalizada”, garantiu.

          O secretário enfatizou que não pode (e nem vai) criar reservas de mercado. A ideia, diz ele, é apenas estimular e, talvez, conceder benefícios extras às empresas que adotarem certos patamares de conteúdo estadual. “Não vamos regrar o mercado, mas queremos dar oportunidade para aqueles que têm capacidade técnica e financeira de dar preferência à contratação dessas empresas”, explica. A Sala do Investidor está sendo qualificada para dar apoio a esse esforço, contando com metas e indicadores objetivos. E os resultados já estão aparecendo. “Já estamos trabalhando em um projeto que foi ganho pela Tractebel em Candiota. Outro projeto estruturante é a planta de regaseificação, junto com um gasoduto que sairá de Rio Grande até o Polo Petroquímico, nesse novo modelo”, adiantou Branco.

por Agência Reública

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Laboratório Quimioambiental
Leuck
BFM Corte e Dobra Montagens
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!