RS: Pedras Altas receberá investimento de R$ 3,5 bilhões em nova termelétrica
Data da notícia: 30/09/2015 às 08:11

O governador José Ivo Sartori anunciou, nesta terça-feira (29), no Palácio Piratini, investimento inicial de mais de R$ 3,5 bilhões para implantação de uma usina termelétrica movida a carvão no município de Pedras Altas, pela empresa Ouro Negro Energia S/A. A termelétrica terá capacidade de produção de 600MW de potência, divididas em duas unidades.

O projeto está em fase de licenciamento ambiental e tem previsão conclusão da obra para 2020, começando a operar no ano seguinte. A construção do empreendimento gerará aproximadamente 4 mil empregos e a operação cerca de 500 vagas diretas.

Sartori salientou a importância da instalação da usina termelétrica em Pedras Altas por contribuir para o crescimento da cidade e também dos municípios vizinhos e de toda a região. “Quando uma região vai bem todos os municípios vão bem. Também vai ajudar na questão estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, uma vez que as regiões menos desenvolvidas vão ter a oportunidade de gerar trabalho, emprego e renda, além de ajudar todo o Estado”, destacou. O governador reafirmou ainda o compromisso de seu governo de ser um incentivador e articulador para o desenvolvimento das regiões de acordo com suas potencialidades. “Precisamos acreditar no Estado, nas lideranças, nos municípios, nas regiões e ainda que é preciso contar com investidores e promover crescimento econômico”, concluiu.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, falou do esforço do Estado na busca de alternativas para seu desenvolvimento, que se consolida com este grande empreendimento que classifica o RS como produtor de energia. “Precisamos desmistificar o uso do carvão gaúcho. Nesse empreendimento usaremos tecnologia de ponta, que reduz o dano ambiental e nos capacita a gerar energia de qualidade e com impacto baixíssimo”, assegurou.

Com a construção da termelétrica haverá crescimento da segurança energética do Rio Grande do Sul, além de implicar redução de dependência de importação de energia, segundo o presidente da Ouro Negro Energia, Silvio Marques Dias Neto. “Este empreendimento tem aspectos extremamente importantes, porque visa à eficiência operacional e ao resultado financeiro para seus acionistas e investidores, além de respeito e promoção socioambiental e desenvolvimento econômico regional”.

A empresa Ouro Negro Energia já assinou dois termos de compromisso para o fornecimento de carvão mineral, firmado com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), e de calcário e cal, firmado com a Companhia Brasileira do Cobre (CBC).

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; e o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.

Fonte: Felipe Vieira

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Laboratório Quimioambiental
MKS
Navvi
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!