RS: Pedras Altas receberá investimento de R$ 3,5 bilhões em nova termelétrica
Data da notícia: 30/09/2015 às 08:11

O governador José Ivo Sartori anunciou, nesta terça-feira (29), no Palácio Piratini, investimento inicial de mais de R$ 3,5 bilhões para implantação de uma usina termelétrica movida a carvão no município de Pedras Altas, pela empresa Ouro Negro Energia S/A. A termelétrica terá capacidade de produção de 600MW de potência, divididas em duas unidades.

O projeto está em fase de licenciamento ambiental e tem previsão conclusão da obra para 2020, começando a operar no ano seguinte. A construção do empreendimento gerará aproximadamente 4 mil empregos e a operação cerca de 500 vagas diretas.

Sartori salientou a importância da instalação da usina termelétrica em Pedras Altas por contribuir para o crescimento da cidade e também dos municípios vizinhos e de toda a região. “Quando uma região vai bem todos os municípios vão bem. Também vai ajudar na questão estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, uma vez que as regiões menos desenvolvidas vão ter a oportunidade de gerar trabalho, emprego e renda, além de ajudar todo o Estado”, destacou. O governador reafirmou ainda o compromisso de seu governo de ser um incentivador e articulador para o desenvolvimento das regiões de acordo com suas potencialidades. “Precisamos acreditar no Estado, nas lideranças, nos municípios, nas regiões e ainda que é preciso contar com investidores e promover crescimento econômico”, concluiu.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, falou do esforço do Estado na busca de alternativas para seu desenvolvimento, que se consolida com este grande empreendimento que classifica o RS como produtor de energia. “Precisamos desmistificar o uso do carvão gaúcho. Nesse empreendimento usaremos tecnologia de ponta, que reduz o dano ambiental e nos capacita a gerar energia de qualidade e com impacto baixíssimo”, assegurou.

Com a construção da termelétrica haverá crescimento da segurança energética do Rio Grande do Sul, além de implicar redução de dependência de importação de energia, segundo o presidente da Ouro Negro Energia, Silvio Marques Dias Neto. “Este empreendimento tem aspectos extremamente importantes, porque visa à eficiência operacional e ao resultado financeiro para seus acionistas e investidores, além de respeito e promoção socioambiental e desenvolvimento econômico regional”.

A empresa Ouro Negro Energia já assinou dois termos de compromisso para o fornecimento de carvão mineral, firmado com a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), e de calcário e cal, firmado com a Companhia Brasileira do Cobre (CBC).

Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; e o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.

Fonte: Felipe Vieira

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Leuck
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
MKS
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!