Consumo de energia elétrica cai 2,1% em agosto
Data da notícia: 02/10/2015 às 08:08

Seguindo a tendência dos meses anteriores, agosto registrou queda no consumo de energia elétrica para baixa tensão. Foram consumidos 37.736 gigawatts-hora (Gwh), 2,1% a menos do que em agosto do ano passado. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o consumo nas residências caiu 1,5% e o dos estabelecimentos de comércio e serviços cresceu 0,6%.

A queda no consumo residencial foi mais acentuada na Região Sul – 5,9%. A região foi a única que registrou queda também no consumo comercial (1,1%). O destaque foi o Rio Grande do Sul, com queda de 6,2% no consumo residencial e de 4,4% no comercial.

De acordo com a EPE, os resultados refletem o “momento adverso da economia”, no qual as famílias evitam fazer compras e o comércio adia projetos de expansão, além do reajustes da tarifa de eletricidade. O consumo residencial no mês ficou em 10,286 GWh e o comercial, em 7,032 GWh.

No consumo industrial, que ficou em 14,277 GWh no mês, houve queda de 5,7%, a sexta redução seguida. Na comparação com julho, houve queda de 0,6%. Segundo a EPE, os motivos são o recuo do Nível de Utilização da Capacidade Instalada, de 78,2% para 77,7%, e o aumento do número de empresas que estão com excesso de estoque, que passou de 18,7% em julho para 21,3% em agosto.

Apenas o setor de extração de minerais metálicos teve desempenho positivo, de 8,2%. A indústria têxtil registrou a maior queda, de 14,3%, seguida do segmento metalúrgico, que registrou redução de 12,0% no consumo de eletricidade no mês. A indústria automotiva teve recuo de 18,2% nas linhas de montagem, com retração de 10,3% no consumo de eletricidade.

O Centro-Oeste teve a maior queda, de 12,2%, e o Norte foi o único que aumentou o consumo de eletricidade, com crescimento de 8%.

Fonte: EBC Agência Brasil

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Acesse Mercados
Laboratório Quimioambiental
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!