O que sua empresa precisa para se tornar fornecedora da Petrobras?
Curso exclusivo da RS Óleo, Gás & Energia apresentou o roteiro fundamental para as empresas que desejam fornecer produtos ou serviços à maior estatal brasileira
Data da notícia: 28/03/2018 às 00:12

Na última segunda-feira (26/mar), a RS Óleo, Gás & Energia promoveu o curso "Como se Tornar Fornecedor Petrobras". Realizado em um dos auditórios do Tecnopuc, em Porto Alegre, o curso foi ministrado pelo consultor Luiz Carlos Vivian Corrêa, sócio-diretor da Acesse Mercados - e também um associado da RS Óleo, Gás & Energia, entidade da qual foi presidente por dois anos. Nesta entrevista, cedida pouco antes de iniciar a atividade, o Vivian compartilhou conosco algumas das informações básicas para quem deseja fazer o cadastro. Confira:

Fazer o cadastro de fornecedor da Petrobras é muito complicado?
Não é complicado, mas é trabalhoso. O empresário interessado precisa obter, organizar e fornecer inúmeras informações ao sistema. São muitas variáveis e centenas de documentos - e não é fácil organizar tudo isso.

O volume de documentação é o grande desafio?
Sem dúvidas. É algo que demanda conhecimento e dedicação. Na média, o preenchimento do cadastro leva de quatro a seis meses.

A complexidade aumentou após os escândalos envolvendo a Lava Jato?
Sim. A partir da Lava Jato, o sistema de compliance da Petrobras foi aperfeiçoado, incorporando um critério de integridade. Na prática, aumentou o trabalho de cadastramento. A empresa precisa provar que é idônea, e a própria Petrobras vasculha dados em sistemas como o SPC e o Serasa para analisá-la.

Excluindo-se as que não são idôneas, que tipos de empresas podem se cadastrar junto à Petrobras?
Qualquer empresa, de qualquer porte e segmento, tem condições de se tornar fornecedora da Petrobras. Mas, como vimos, não basta apenas querer: é preciso trabalhar muito e estar com tudo em dia, além de atender aos critérios econômicos.

Que critérios são esses?
Ao fazer o cadastro, você precisa submeter os três últimos balanços da sua empresa. Em cima disso, a Petrobras faz uma análise de indicadores para saber se o negócio é saudável ou não. Ou seja: não basta estar com tudo legalizado; é preciso mostrar que a sua empresa efetivamente tem saúde financeira e que não vai quebrar no meio do caminho.

Fale um pouco sobre a Acesse Mercados.
Trabalhamos o cadastro da Petrobras desde 2004, a partir de um trabalho desenvolvido junto ao Sebrae no setor de Óleo & Gás. Já naquela época, as empresas pediam ajuda para fazer e compreender o cadastro. Foi assim que criamos a Acesse Mercados, focada especialmente no auxílio desse cadastramento. Nossa contribuição é orientar em relação à documentação necessária, à entrada de dados e o acompanhamento e qualificação dos negócios até o recebimento do certificado. Já ajudamos todos os tipos de empresas, e em alguns casos conseguimos concluir o processo em apenas dois meses.

 

Por Comunicação | RS Óleo, Gás & Energia

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Pirâmide Engenharia
BFM Corte e Dobra Montagens
Navvi
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!