O que sua empresa precisa para se tornar fornecedora da Petrobras?
Curso exclusivo da RS Óleo, Gás & Energia apresentou o roteiro fundamental para as empresas que desejam fornecer produtos ou serviços à maior estatal brasileira
Data da notícia: 28/03/2018 às 00:12

Na última segunda-feira (26/mar), a RS Óleo, Gás & Energia promoveu o curso "Como se Tornar Fornecedor Petrobras". Realizado em um dos auditórios do Tecnopuc, em Porto Alegre, o curso foi ministrado pelo consultor Luiz Carlos Vivian Corrêa, sócio-diretor da Acesse Mercados - e também um associado da RS Óleo, Gás & Energia, entidade da qual foi presidente por dois anos. Nesta entrevista, cedida pouco antes de iniciar a atividade, o Vivian compartilhou conosco algumas das informações básicas para quem deseja fazer o cadastro. Confira:

Fazer o cadastro de fornecedor da Petrobras é muito complicado?
Não é complicado, mas é trabalhoso. O empresário interessado precisa obter, organizar e fornecer inúmeras informações ao sistema. São muitas variáveis e centenas de documentos - e não é fácil organizar tudo isso.

O volume de documentação é o grande desafio?
Sem dúvidas. É algo que demanda conhecimento e dedicação. Na média, o preenchimento do cadastro leva de quatro a seis meses.

A complexidade aumentou após os escândalos envolvendo a Lava Jato?
Sim. A partir da Lava Jato, o sistema de compliance da Petrobras foi aperfeiçoado, incorporando um critério de integridade. Na prática, aumentou o trabalho de cadastramento. A empresa precisa provar que é idônea, e a própria Petrobras vasculha dados em sistemas como o SPC e o Serasa para analisá-la.

Excluindo-se as que não são idôneas, que tipos de empresas podem se cadastrar junto à Petrobras?
Qualquer empresa, de qualquer porte e segmento, tem condições de se tornar fornecedora da Petrobras. Mas, como vimos, não basta apenas querer: é preciso trabalhar muito e estar com tudo em dia, além de atender aos critérios econômicos.

Que critérios são esses?
Ao fazer o cadastro, você precisa submeter os três últimos balanços da sua empresa. Em cima disso, a Petrobras faz uma análise de indicadores para saber se o negócio é saudável ou não. Ou seja: não basta estar com tudo legalizado; é preciso mostrar que a sua empresa efetivamente tem saúde financeira e que não vai quebrar no meio do caminho.

Fale um pouco sobre a Acesse Mercados.
Trabalhamos o cadastro da Petrobras desde 2004, a partir de um trabalho desenvolvido junto ao Sebrae no setor de Óleo & Gás. Já naquela época, as empresas pediam ajuda para fazer e compreender o cadastro. Foi assim que criamos a Acesse Mercados, focada especialmente no auxílio desse cadastramento. Nossa contribuição é orientar em relação à documentação necessária, à entrada de dados e o acompanhamento e qualificação dos negócios até o recebimento do certificado. Já ajudamos todos os tipos de empresas, e em alguns casos conseguimos concluir o processo em apenas dois meses.

 

Por Comunicação | RS Óleo, Gás & Energia

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
MKS
Navvi
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!