Associar-se é preciso
Há algo de heroico no ato de empreender no Brasil.
Data da notícia: 02/03/2018 às 01:43

Por Marcelo Leal*

Há algo de heroico no ato de empreender no Brasil. Quem comete o desatino de abrir uma empresa, gerar empregos e produzir riquezas neste país enfrenta toda a sorte de obstáculos. E eles vão muito além do risco inerente aos nossos empreendimentos.

Em um mundo ideal, um empreendedor poderia dedicar seu tempo somente àquilo que gera valor para a nossa sociedade. Isto é: a inovação, o aprimoramento de produtos e serviços, o bom atendimento, etc.

No Brasil, porém, são poucos os que conseguem ter este tempo. Uma pesquisa do Banco Mundial mostra que, na média, cada empresário brasileiro gasta 1.958 horas para cumprir a mais protocolar de suas obrigações: pagar impostos.

É como se cada um de nós perdesse 245 dias por ano – levando-se em conta uma jornada de oito horas diárias – para apenas quitar dívidas com o governo. E isso talvez explique por que vemos tantos empreendedores estendendo suas jornadas de trabalho para mais de 12 horas por dia...

Para evitar o esgotamento físico e mental, os empresários precisam, cada vez mais, buscar força, conhecimento e oportunidades de negócios além de sua capacidade individual de mobilização.

Nesse contexto, projeta-se o papel de entidades como a RS Óleo, Gás & Energia, uma associação de micro e pequenas empresas nascida de uma iniciativa do Sebrae/RS – e que hoje caminha com autonomia na missão de fomentar negócios entre empreendedores dos segmentos de energia e metal-mecânica, prestando um apoio fundamental a diversas empresas do Rio Grande do Sul.

Como presidente da RS Óleo, Gás & Energia, tenho a oportunidade de aprender diariamente com a experiência dos demais associados. É um espaço de troca de informações, conhecimentos e reflexões que proporcionam a todos o aperfeiçoamento de suas estratégias e ações empresariais.

Temos eventos e palestras técnicas, como os nossos Workshops de Oportunidades – onde discutimos temas que são de interesse direto dos associados. Mas temos também rodadas de negócios e espaços de networking, entre outras iniciativas que estabelecem a colaboração entre empreendedores.

Nesses espaços, nós não somos concorrentes, e sim aliados. Atuamos juntos para gerar empregos e produzir riquezas. E buscamos novos caminhos para o sucesso em um país que parece cada vez mais inóspito ao empreendedorismo.

 

Presidente da RS OGE, Marcelo Leal

* Marcelo Leal é presidente da RS Óleo, Gás & Energia.
Como empresário, é
fundador e sócio diretor do Laboratório Quimioambiental, especializado em análises físico-químicas.

 

 

 

 

 

 

Designed by Freepik

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Navvi
Laboratório Quimioambiental
Hinndelet
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!