O Brasil entrou em um novo ciclo econômico. Como aproveitá-lo?
Workshop de Oportunidades mostrou que o país está pronto para incorporar uma agenda liberalizante da economia - com muitas oportunidades de crescimento
Data da notícia: 01/02/2018 às 02:12

Não há dúvidas de que o Brasil atravessou uma crise político-econômica sem precedentes nos últimos tempos. Entre 2015 e 2016, o PIB do país engatou duas quedas consecutivas – de 3,8% e de 3,6%, respectivamente – antes de voltar a crescer timidamente em 2017.

No mesmo período, a conjuntura política virou do avesso: houve o impeachment de Dilma Rousseff, a devassa da Lava Jato no Congresso e, agora, a condenação do ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Entre guinadas e incertezas, resta ao menos uma pergunta fundamental: qual Brasil vai emergir desse mar turbulento?

Para o empresário Leonardo Granzotto, a resposta passa pela consolidação, no Brasil, de uma agenda político-econômica de orientação liberal – que se contraponha ao modelo interventor e protecionista que vigorou no país durante os anos Lula e Dilma.

Consultor especializado em internacionalização, Granzotto foi o palestrante do primeiro Workshop de Oportunidades de 2018 realizado pela RS Óleo, Gás & Energia. No evento, que aconteceu na noite da última segunda-feira (29/jan), no Tecnopuc, ele apresentou uma "Análise de Oportunidades do Novo Ciclo Econômico".

Que ciclo seria esse? Para Granzotto, ele é o resultado de uma "virada ideológica" em curso no país. Depois de sofrer com a crise, a população brasileira teria ficado mais cética ante as promessa de governos populistas e paternalistas. Nesse contexto, diz ele, abre-se um novo espaço para reformas que reduzem o tamanho do Estado na economia. "Cada vez mais, temos um cenário favorável para reformas como a da Previdência, que são absolutamente necessárias para o futuro do Brasil", defendeu ele.

Para Granzotto, que é ligado ao Partido Novo, 2018 será "um ano e tanto". Na visão dele, vários sinais apontam para uma retomada na atividade econômica do país – com muitas oportunidades para as empresas que atuam em áreas como Metalmecânico e Oil & Gas.

Ele acredita que, em 2018, a mudança de orientação político-econômica do governo Temer surtirá mais efeito, gerando confiança no mercado. As condições do mercado de trabalho – a partir da Reforma Trabalhista – serão mais favoráveis para a criação de empregos. E a economia global seguirá seu ciclo de expansão, influenciando positivamente no desempenho da indústria brasileira.

Por outro lado, Granzotto lembra que o Rio Grande do Sul segue "sangrando", com uma estrutura fiscal absolutamente falida – e uma incapacidade crônica de estabelecer um ambiente mais favorável para o crescimento. "Infelizmente, nosso Estado segue com zero possibilidade de melhora no curto prazo", afirmou.

 

Sorteio de Consultoria

Além da palestra de Granzotto, o Workshop de Oportunidades da RS Óeo, Gás & Energia contou com uma atração à parte. Desta vez, os participantes do evento concorreram ao sorteio de quatro horas de consultoria da Sinergia Criativa, empresa especializada em gestão, empreendedorismo e inovação que funciona junto ao Tecnopuc. E o grande vencedor do sorteio foi Matheus Boer, da J. Menegassi Manutenção.

O próximo Workshop de Oportunidades deve acontecer no dia 26/fevereiro. Fique atento: o tema da palestra, a programação e outras informações serão divulgadas em breve no site e nas redes sociais da RS Óleo, Gás & Energia. Garanta sua inscrição!

 

Por Andreas Müller | Comunicação RS Óleo, Gás & Energia

Mais fotos da Notícia
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Leuck
MKS
BFM Corte e Dobra Montagens
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!