2017: o ano da superação
Mesmo diante de grandes desafios no plano macroeconômico, RS Óleo, Gás & Energia encerrou 2017 com um extenso legado de entregas aos associados
Data da notícia: 08/01/2018 às 00:33

O ano de 2017 ficou na história do Brasil como um período de turbulências no ambiente político e de incertezas no plano econômico. De um lado, a avalanche de denúncias e escândalos de corrupção chocaram o país e desencadearam uma nova onda de descrédito perante a classe política. De outro, empresas e investidores pisaram no freio para compreender o cenário e aguardar melhores perspectivas de crescimento.

Diante desse contexto, a RS Óleo, Gás & Energia passou por um verdadeiro teste de superação. A entidade revisou alguns processos que há muito tempo estavam arraigados, flexibilizou a agenda normal de eventos e buscou novas formas de gerar oportunidades para os associados. E o saldo desse esforço foi positivo.

"Hoje, a RS Óleo, Gás & Energia tem boa projeção no mercado e representatividade junto a importantes entidades do setor metal-mecânico e energético do Rio Grande do Sul, tais como o APLMMeA de Caxias do Sul, o Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo e Gás e o Desenvolve RS", destaca Marcelo Leal, presidente da RS Óleo, Gás & Energia.

Abaixo, como parte do compromisso da gestão com a transparência e a prestação de contas, a RS Óleo, Gás & Energia destaca algumas das principais entregas e conquistas dos associados durante o ano de 2017. Confira:

Feiras de Negócios fortalecidas: a RS Óleo, Gás & Energia abriu mais espaço para que todos os associados exponham folders, cartões de visita e demais materiais nas feiras de negócios que antecedem os tradicionais Workshops de Oportunidades. O objetivo da iniciativa foi promover a integração e fortalecer o network.

Participação na Expodireto Cotrijal: os associados da RS Óleo, Gás & Energia marcaram presença na edição 2017 da Expodireto Cotrijal, realizada na cidade de Não-Me-Toque (RS) entre os dias 6 e 10 de março.

Remodelação nos Workshops de Oportunidades: em 2017, os tradicionais Workshops de Oportunidades mudaram e se tornaram bimestrais. O objetivo foi criar mais espaços para a integração e a discussão conjunta dos rumos da entidade. Ainda assim, os Workshops realizados abordaram temas altamente relevantes para impulsionar os negócios dos associados (veja abaixo). A partir de 2018, os Workshops de Oportunidades voltam a ser mensais.

WORKSHOPS DE OPORTUNIDADES REALIZADOS EM 2017

23/Janeiro: Vamos Falar de Marketing Digital?
20/Fevereiro: Rumos dos Segmentos de Petróleo, Gás e Energias Renováveis
10/Março: Fazer Mais com Menos: a Estratégia de 2017
10/Abril: Como se Preparar para o e-Social?
29/Maio: Projetos de Energias Renováveis: Licenciamento Ambiental e Aspectos Técnicos
24/Julho: Oportunidades de Desenvolvimento no Setor de Defesa e Segurança
18/Setembro: Oportunidades de integração de negócios Rio Grande do Sul - Argentina
27/Novembro: Panorama do Mercado de Óleo e Gás

Representação junto ao APLMMeA: atual membro da diretoria executiva da RS Óleo, Gás & Energia, o empresário Lori Furlan foi escolhido para coordenar o GT de Energia, Petróleo e Gás do APLMMeA, como é conhecido o Arranjo Produtivo Local que reúne empresas dos ramos Metalmecânico e Automotivo na Serra Gaúcha.

Participação no Encontro de Lideranças do SEBRAE/RS: em junho, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, participou do evento "Fortalecendo Conexões - Encontro com Lideranças", que o SEBRAE/RS promoveu no salão nobre da Federasul, em Porto Alegre. O Encontro na capital gaúcha foi o sexto (de um total de oito) programado pelo SEBRAE/RS para dialogar com empresários e aperfeiçoar sua atuação junto a pequenos negócios.

Presença no 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano: também em junho, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, juntamente com o vice-presidente, Salmo Chaves, estive presente no 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano, que aconteceu no campus da UCS, em Caxias do Sul. Além de palestras com especialistas internacionais e apresentações de cases de referência no setor, o Fórum contou com uma série de mesas redondas para debater questões-chave do mercado de biogás e biometano. Uma delas teve a presença do empresário Lori Furlan, CEO da Serrana Sistemas de Energia e também vice-presidente da RS Óleo, Gás & Energia.

Associados presentes na Brasil Offshore: pelo menos três empresas associadas à RS Óleo, Gás & Energia marcam presença na nona edição da Brasil Offshore, feira de Óleo e Gás realizada em Macaé, no Rio de Janeiro.

Novos representantes da RS Óleo, Gás & Energia junto ao Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia: os empresários Salmo Chaves, da SJC Química e Otavio Krey, da Simetriza, tornaram-se os novos representantes da RS Óleo, Gás & Energia junto ao Conselho Consultivo do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, em Esteio. Chaves, como conselheiro titular, e Krey, como suplente, assumiram a missão de contribuir para os rumos estratégicos de uma das raras instituições do país especializadas na formação e aprendizado para a indústria de óleo e gás.

Curso de marketing no LinkedIn: realizado em julho, na sede do Tecnopuc, em Porto Alegre, curso "Gerando Negócios no LinkedIn" mostrou como a rede vem se tornando a grande ferramenta de marketing digital da atualidade.

Apoio à geração distribuída: em agosto, a RS Óleo, Gás & Energia, através de seu presidente, Marcelo Leal, participou do I Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis, na sede da FIERGS. Realizado pelo SEBRAE/RS em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, o governo do Estado e a própria FIERGS, o evento contou com o apoio institucional da RS Óleo, Gás & Energia.

Destaque no CRQ-V: ainda em agosto, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, concedeu uma entrevista à publicação oficial do Conselho Regional de Química da Quinta Região (CRQ-V), expondo o propósito e as principais ações desenvolvidas pela entidade.

Visita de associados à Mercopar: com apoio do Projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS, empresas tiveram a oportunidade de participar de uma das maiores feiras de subcontratação e inovação industrial da América Latina.

Participação na nova edição do Energia Mais: em agosto, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, representou a entidade no lançamento da nova edição do Projeto Energia Mais, que beneficia as PMEs do setor energético do Rio Grande do Sul.

Participação no Seminde 2017: em novembro, a RS Óleo, Gás & Energia marcou presença na terceira edição do Seminário Internacional de Defesa - Seminde 2017, realizado em Santa Maria/RS. Representando a Associação, o empresário Diógenes Casagrande esteve presente em todos os painéis de debate, que contaram com a presença de militares das três Forças Armadas e líderes de várias indústrias locais, além de representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Leuck
Laboratório Quimioambiental
Navvi
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!