2017: o ano da superação
Mesmo diante de grandes desafios no plano macroeconômico, RS Óleo, Gás & Energia encerrou 2017 com um extenso legado de entregas aos associados
Data da notícia: 08/01/2018 às 00:33

O ano de 2017 ficou na história do Brasil como um período de turbulências no ambiente político e de incertezas no plano econômico. De um lado, a avalanche de denúncias e escândalos de corrupção chocaram o país e desencadearam uma nova onda de descrédito perante a classe política. De outro, empresas e investidores pisaram no freio para compreender o cenário e aguardar melhores perspectivas de crescimento.

Diante desse contexto, a RS Óleo, Gás & Energia passou por um verdadeiro teste de superação. A entidade revisou alguns processos que há muito tempo estavam arraigados, flexibilizou a agenda normal de eventos e buscou novas formas de gerar oportunidades para os associados. E o saldo desse esforço foi positivo.

"Hoje, a RS Óleo, Gás & Energia tem boa projeção no mercado e representatividade junto a importantes entidades do setor metal-mecânico e energético do Rio Grande do Sul, tais como o APLMMeA de Caxias do Sul, o Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo e Gás e o Desenvolve RS", destaca Marcelo Leal, presidente da RS Óleo, Gás & Energia.

Abaixo, como parte do compromisso da gestão com a transparência e a prestação de contas, a RS Óleo, Gás & Energia destaca algumas das principais entregas e conquistas dos associados durante o ano de 2017. Confira:

Feiras de Negócios fortalecidas: a RS Óleo, Gás & Energia abriu mais espaço para que todos os associados exponham folders, cartões de visita e demais materiais nas feiras de negócios que antecedem os tradicionais Workshops de Oportunidades. O objetivo da iniciativa foi promover a integração e fortalecer o network.

Participação na Expodireto Cotrijal: os associados da RS Óleo, Gás & Energia marcaram presença na edição 2017 da Expodireto Cotrijal, realizada na cidade de Não-Me-Toque (RS) entre os dias 6 e 10 de março.

Remodelação nos Workshops de Oportunidades: em 2017, os tradicionais Workshops de Oportunidades mudaram e se tornaram bimestrais. O objetivo foi criar mais espaços para a integração e a discussão conjunta dos rumos da entidade. Ainda assim, os Workshops realizados abordaram temas altamente relevantes para impulsionar os negócios dos associados (veja abaixo). A partir de 2018, os Workshops de Oportunidades voltam a ser mensais.

WORKSHOPS DE OPORTUNIDADES REALIZADOS EM 2017

23/Janeiro: Vamos Falar de Marketing Digital?
20/Fevereiro: Rumos dos Segmentos de Petróleo, Gás e Energias Renováveis
10/Março: Fazer Mais com Menos: a Estratégia de 2017
10/Abril: Como se Preparar para o e-Social?
29/Maio: Projetos de Energias Renováveis: Licenciamento Ambiental e Aspectos Técnicos
24/Julho: Oportunidades de Desenvolvimento no Setor de Defesa e Segurança
18/Setembro: Oportunidades de integração de negócios Rio Grande do Sul - Argentina
27/Novembro: Panorama do Mercado de Óleo e Gás

Representação junto ao APLMMeA: atual membro da diretoria executiva da RS Óleo, Gás & Energia, o empresário Lori Furlan foi escolhido para coordenar o GT de Energia, Petróleo e Gás do APLMMeA, como é conhecido o Arranjo Produtivo Local que reúne empresas dos ramos Metalmecânico e Automotivo na Serra Gaúcha.

Participação no Encontro de Lideranças do SEBRAE/RS: em junho, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, participou do evento "Fortalecendo Conexões - Encontro com Lideranças", que o SEBRAE/RS promoveu no salão nobre da Federasul, em Porto Alegre. O Encontro na capital gaúcha foi o sexto (de um total de oito) programado pelo SEBRAE/RS para dialogar com empresários e aperfeiçoar sua atuação junto a pequenos negócios.

Presença no 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano: também em junho, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, juntamente com o vice-presidente, Salmo Chaves, estive presente no 1º Fórum Estadual de Biogás e Biometano, que aconteceu no campus da UCS, em Caxias do Sul. Além de palestras com especialistas internacionais e apresentações de cases de referência no setor, o Fórum contou com uma série de mesas redondas para debater questões-chave do mercado de biogás e biometano. Uma delas teve a presença do empresário Lori Furlan, CEO da Serrana Sistemas de Energia e também vice-presidente da RS Óleo, Gás & Energia.

Associados presentes na Brasil Offshore: pelo menos três empresas associadas à RS Óleo, Gás & Energia marcam presença na nona edição da Brasil Offshore, feira de Óleo e Gás realizada em Macaé, no Rio de Janeiro.

Novos representantes da RS Óleo, Gás & Energia junto ao Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia: os empresários Salmo Chaves, da SJC Química e Otavio Krey, da Simetriza, tornaram-se os novos representantes da RS Óleo, Gás & Energia junto ao Conselho Consultivo do Instituto SENAI de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, em Esteio. Chaves, como conselheiro titular, e Krey, como suplente, assumiram a missão de contribuir para os rumos estratégicos de uma das raras instituições do país especializadas na formação e aprendizado para a indústria de óleo e gás.

Curso de marketing no LinkedIn: realizado em julho, na sede do Tecnopuc, em Porto Alegre, curso "Gerando Negócios no LinkedIn" mostrou como a rede vem se tornando a grande ferramenta de marketing digital da atualidade.

Apoio à geração distribuída: em agosto, a RS Óleo, Gás & Energia, através de seu presidente, Marcelo Leal, participou do I Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis, na sede da FIERGS. Realizado pelo SEBRAE/RS em parceria com o Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, o governo do Estado e a própria FIERGS, o evento contou com o apoio institucional da RS Óleo, Gás & Energia.

Destaque no CRQ-V: ainda em agosto, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, concedeu uma entrevista à publicação oficial do Conselho Regional de Química da Quinta Região (CRQ-V), expondo o propósito e as principais ações desenvolvidas pela entidade.

Visita de associados à Mercopar: com apoio do Projeto Energia Mais, do SEBRAE/RS, empresas tiveram a oportunidade de participar de uma das maiores feiras de subcontratação e inovação industrial da América Latina.

Participação na nova edição do Energia Mais: em agosto, o presidente da RS Óleo, Gás & Energia, Marcelo Leal, representou a entidade no lançamento da nova edição do Projeto Energia Mais, que beneficia as PMEs do setor energético do Rio Grande do Sul.

Participação no Seminde 2017: em novembro, a RS Óleo, Gás & Energia marcou presença na terceira edição do Seminário Internacional de Defesa - Seminde 2017, realizado em Santa Maria/RS. Representando a Associação, o empresário Diógenes Casagrande esteve presente em todos os painéis de debate, que contaram com a presença de militares das três Forças Armadas e líderes de várias indústrias locais, além de representantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Navvi
Laboratório Quimioambiental
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!