Desempenho da indústria gaúcha tem a quinta queda seguida
Data da notícia: 06/10/2015 às 08:07

O Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) no Estado, levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), caiu 0,3% na passagem de julho para agosto, ajustado sazonalmente. Foi a quinta retração seguida e atingiu o nível mais baixo da série histórica iniciada em 2003. Em relação ao mesmo mês de 2014, o recuo somou 10%.

 

De acordo com o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, essa situação impacta a confiança dos empresários gaúchos. “Há muitas incertezas geradas pelo cenário de instabilidade política, ajuste fiscal, juros elevados, aumento de custos e falta de crédito, além da contração do consumo doméstico, que deverá se aprofundar com maior desemprego. Tudo isso mantêm as perspectivas futuras desfavoráveis para produção, emprego e investimentos”, avaliou.

 

O resultado de agosto ante julho refletiu a queda generalizada das variáveis do IDI-RS, com exceção da Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que ficou estável. As perdas vieram do faturamento real (-3,9%), emprego (-1,2%), massa salarial real (-1,0%), horas trabalhadas na produção (-0,8%) e compras de insumos e matérias-primas (-0,6%).

 

No acumulado dos primeiros oito meses do ano, o desempenho das indústrias no Estado demonstrou ainda mais o aprofundamento do processo econômico recessivo. Em comparação com igual período do ano passado, o recuo de 8,3% foi o mais intenso desde 2009. Dos 17 setores pesquisados, 14 desaceleraram. As principais influências negativas vieram de Veículos Automotores (-22,4%), Móveis (-14,8%), Máquinas e Equipamentos (-14,2%) e Metalurgia (-10,9%).

 

Fonte: FIERGS

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Acesse Mercados
Leuck
BFM Corte e Dobra Montagens
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!