Como a MKS se tornou referência em engenharia de integridade
Fundada há mais de 40 anos, empresa alia conhecimento técnico e tecnologia de ponta em serviços que asseguram a saúde dos grandes empreendimentos – tais como a planta da Celulose Riograndense em Guaíba/RS
Data da notícia: 25/10/2017 às 22:34

Anunciado em dezembro de 2012, o Projeto Guaíba 2 é o maior investimento privado da história do Rio Grande do Sul. Ao todo, mais de R$ 5,4 bilhões vêm sendo aplicados na expansão e modernização da planta da Celulose Riograndense no município de Guaíba/RS. E uma empresa associada à RS Óleo, Gás & Energia tem exercido um papel fundamental para o sucesso desse empreendimento que está dando novo impulso à economia do Estado.

Trata-se da MKS, uma empresa especializada em “engenharia de integridade” – isto é, no estudo, desenvolvimento, planejamento e gestão de processos que garantem a preservação, o bom funcionamento e o prolongamento da vida útil de ativos físicos. Fundada há mais de quarenta anos pelos irmãos Milton e Átila Mentz, a MKS tem garantido a integridade dos mais diversos tipos de empreendimentos, desde obras de infraestrutura e shopping-centers até plantas industriais e plataformas de petróleo.

“Nosso propósito é agregar valor a esses empreendimentos. Usamos inteligência e tecnologia de ponta para avaliar ativos, detectar não conformidades e assegurar que tudo esteja alinhado com as normas técnicas ou mandatórias”, explica Átila Mentz.

Conhecimento amplo sobre a planta de Guaíba

O projeto desenvolvido pela Celulose Riograndense integra os capítulos mais recentes dessa trajetória de sucesso. A MKS atua na planta de Guaíba desde os anos 1970, quando os ativos ainda pertenciam ao grupo Riocell. Desde então os os principais equipamentos são acompanhados pela MKS – assim como cada manutenção, cada troca e as principais aquisições. Agora, com o grupo chileno CMPC no comando da fábrica guaibense, esse conhecimento está sendo empregado para garantir o sucesso dos investimentos e a retomada da produção – já que a planta está em manutenção desde julho último.

Para fazer as inspeções, a MKS conta com uma ampla gama de equipamentos e tecnologias, desde aparelhos de ultrassonografia até drones – que têm sido usados no exame de áreas de difícil acesso em dutos, tanques, caldeiras e outras estruturas “É uma espécie de Medicina Industrial”, define Átila Mentz. “Muitas vezes, é uma medicina preventiva, feita para evitar problemas maiores. Mas há ocasiões em que funcionamos também como Pronto-Socorro, ajudando a examinar ou solucionar problemas repentinos”.

Serviços funcionam como um “seguro industrial”

O custo dos serviços de integridade oferecidos pela MKS depende de uma série de fatores, tais como o tamanho e a complexidade do empreendimento em questão. Seja qual for o caso, no entanto, uma coisa é certa: o investimento será sempre mais vantajoso do que arcar com as despesas de um defeito ou parada inesperada. “É como fazer um seguro industrial”, explica Átila Mentz. 

Conheça os serviços completos da MKS.

 

Fonte: Comunicação RS Óleo, Gás & Energia
Fotos: Divulgação MKS

Comentários
Luiz Vivian

Excelente reportagem de uma ótima empresa! Parabéns Átila!!!

Em: 31/10/2017 - 08:29:11

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
MKS
Hinndelet
Acesse Mercados
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!