Workshop abre oportunidades para negócios com a Argentina
Evento contou com ampla comitiva de emissários argentinos. Principal interesse é atrair investidores e parceiros em áreas ligadas a energias renováveis
Data da notícia: 19/09/2017 às 01:18

As oportunidades de integração de negócios entre empresas do Rio Grande do Sul e da Argentina pautaram a edição de setembro do Workshop de Oportunidades da RS Óleo, Gás & Energia. Realizado na noite desta segunda-feira (18/set), no Tecnopuc de Porto Alegre, o evento contou com uma ampla comitiva de emissários argentinos.

No grupo, estavam o ministro de Economia, Infraestrutura e Energia da Província de Mendoza, Martín Kerchner Tomba (foto); o cônsul-geral da República Argentina em Porto Alegre, Carlos César García Baltar; e o cônsul adjunto do Consulado Geral da República Argentina em Porto Alegre, Lisandro Parra; e o também cônsul adjunto do consulado da Argentina em Porto Alegre, Alejandro Ocampo.

Também estiveram presentes no Workshop os representantes da Fundação Promendoza, que trabalha em prol da internacionalização da economia de Mendoza, juntamente com integrantes da Câmara ASINMET e do Polo Tecnológico da província, além dos líderes das empresas IME e Enermet.

Na abertura do encontro, cada empresário associado à RS Óleo, Gás & Energia teve a oportunidade de fazer uma breve apresentação individual. Além disso, o presidente da entidade, Marcelo Leal, saudou a presença de todos e apresentou os objetivos e ações que vêm sendo desenvolvidas pela Associação.

– A RS Óleo, Gás & Energia é uma associação de micro, pequenas e médias empresas que atuam na cadeia energética no Rio Grande do Sul. Mais do que articular os interesses do segmento, sua função é fomentar negócios entre as associadas e incentivá-las na busca de novos clientes, mercados e resultados – explicou Leal.

Ao microfone, o ministro Martín Kerchner Tomba fez uma breve explanação sobre as vantagens estratégicas da província de Mendoza. Uma delas, disse ele, é a localização favorável para a movimentação logística.

– Mendoza é um dos principais corredores logísticos para o Pacífico – apontou ele.

Além disso, a província também é rica em recursos naturais. Entre suas principais riquezas estão a fruticultura – com destaque para a produção de peras e de uvas vitivinícolas – e a indústria de petróleo, gás e mineração.

Segundo Martín Tomba, Mendoza responde, hoje, por cerca de 15% da produção diária de petróleo da Argentina. Além disso, conta com a reserva de Vaca Muerta, que abriga um dos mais importantes mananciais de petróleo e gás não-convencional do mundo – cujo potencial é de até 84 milhões de barris de petróleo e mais 20 trilhões de metros cúbicos de gás.

Potencial para investir e receber investimentos
Segundo o ministro Martín Tomba, é na área de energias renováveis que estão algumas das principais oportunidades de integração de negócios entre a Argentina e o Brasil. Atualmente, a província de Mendoza conta com uma política consistente de benefícios fiscais para quem está disposto a investir na região – especialmente em setores como construção, agroindústria e tecnologia da informação, entre outros.

– Nosso grande objetivo é buscar investidores que ajudem a acelerar essas indústrias, inserindo a província de Mendoza no mercado de energias renováveis.

Ao final, os representantes do consulado também solicitaram que a RS Óleo, Gás & Energia envie uma relação de empresas associadas e suas respectivas áreas de expertise – como forma de viabilizar contatos e a identificação de eventuais oportunidades de sinergia.

O Workshop de Oportunidades é uma realização da RS Óleo, Gás & Energia e do Sebrae/RS. O encontro com as autoridades argentinas foi viabilizado com a contribuição do empresário Gernot Haeberlin. Além de liderar a Lubrifixa, que é associada à RS Óleo, Gás & Energia, Gernot é cônsul honorário da Suíça no Rio Grande do Sul e detém experiência no diálogo com representantes de mercados internacionais.

 

Texto e fotos por Andreas Müller | Comunicação RS Óleo, Gás & Energia

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Laboratório Quimioambiental
Leuck
BFM Corte e Dobra Montagens
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!