Energia Mais: portas abertas para um mercado promissor
Projeto do SEBRAE/RS chega ao segundo ano com a expectativa de fortalecer as micro e pequenas empresas gaúchas no setor de energias limpas
Data da notícia: 20/04/2017 às 15:10

Liderado pelo SEBRAE/RS, o Projeto Energia Mais acaba de entrar em seu segundo ano de realização. Em 2017, a iniciativa abrange as unidades mantidas pelo SEBRAE/RS nas regiões Metropolitana, Serra e Sul do Estado, e tem o objetivo de qualificar micro e pequenas empresas para competir no mercado de energias limpas. Não por acaso, muitas organizações participantes são também associadas da RS Óleo, Gás & Energia – que atua de forma complementar, fomentando as trocas e a busca de novas oportunidades para as diferentes cadeias produtivas do setor energético no Estado.

Nesta entrevista exclusiva para o portal da RS Óleo, Gás & Energia, o Gestor do Projeto Energia Mais, Cleverton Paranhos, fala sobre a nova etapa da iniciativa e suas expectativas em relação ao lugar do Rio Grande do Sul no mercado de energias limpas. Confira:

O Projeto Energia Mais chega, agora, a seu segundo ano abrangendo três regiões do Estado. Quais são os grandes objetivos desta nova etapa do Projeto?
O projeto é uma iniciativa do SEBRAE/RS e tem por objetivo “inserir de forma competitiva e sustentável, as micro e pequenas empresas da região metropolitana de Porto Alegre na cadeia de energia renovável buscando geração de negócios e a realização de parcerias”. Ou seja, estamos preparando as empresas para as oportunidades de negócios, a partir da alavancagem competitiva de parcerias estratégicas e do crescimento das vendas na cadeia de energia do Brasil.

Quais serão as principais ações previstas nos próximos anos? O que os participantes têm a ganhar com elas?
A diversificação da matriz energética e os investimentos na busca por fontes limpas de energia são um caminho sem volta. Nesse sentido, oportunidades surgem a todo instante, e as empresas devem estar atentas e preparadas para aproveitá-las. O projeto Energia Mais está estruturado para colaborar com as pequenas empresas que buscam a diferenciação no mercado de energia. Atuamos de forma inovadora e efetiva, disseminando conhecimento, capacitando e aproximando as micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul das oportunidades existentes na cadeia de energia sustentável do país.

De que forma a parceria com a RS Óleo, Gás & Energia pode contribuir na busca dos objetivos do Projeto Energia Mais?
Esta parceria já dura alguns anos. A Associação já é respeitada e está consolidada no setor de energia. Acredito que ela possa ser um agente indutor e facilitador das empresas associadas para as oportunidades do setor de energias sustentáveis.

Na sua visão, quais são os grandes desafios que o Rio Grande do Sul tem de superar na busca de uma cadeia de energias mais competitiva e sustentável? E de que forma o Projeto Energia Mais contribui na superação destes desafios?
Desafios são grandes, mas alguns gargalos já estão sendo tratados. Por exemplo: o governo vem avançando nas políticas de isenção de tributos estaduais sobre o excedente de energia elétrica gerada por sistemas de geração distribuída. Mas ainda precisamos evoluir em linhas de créditos com juros e garantias menores e atraentes para os consumidores pessoa física e jurídica. Porém, o grande desafio está na falta de conhecimento da tecnologia por parte do consumidor em geral.  Nesse sentido, o Projeto vem buscando a aproximação com o Governo do Estado, universidades, federação e outras instituições com objetivo de disseminar informações, promover a gestão e a aproximação das empresas das oportunidades de negócio existentes e futuras da cadeia de energias sustentáveis.

E quais são as expectativas para o desempenho do setor energético ao longo dos próximos dois anos? É possível vislumbrar oportunidades de crescimento em meio ao atual cenário macroeconômico, ainda marcado por incertezas e instabilidade?
As expectativas são muito animadoras. Estamos na expectativa de novas linhas de financiamento já para 2017, o que alavancaria exponencialmente o setor.  Para se ter uma ideia, se considerarmos as oportunidades somente para o segmento fotovoltaico, o potencial técnico de geração de energia elétrica apenas em telhados residenciais seria capaz de abastecer 2,3 vezes toda a demanda residencial do país. E não estamos considerando o potencial dos edifícios comerciais, industriais, públicos e rurais. Então, veja o tamanho do potencial de negócios para as empresas desta cadeia. Além disso, muito trabalho está sendo feito na busca por novas soluções tecnológicas e na descoberta de fontes geradoras de energia limpa, o que representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento de novos produtos e serviço.

 

Por Andreas Müller | República - Agência de Conteúdo

Comentários
Cleverton

Agradeço a RS Óleo, Gás e Energia pela oportunidade e pela parceria. Andreas parabéns pelo trabalho.

Em: 21/04/2017 - 11:22:32

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
BFM Corte e Dobra Montagens
MKS
Acesse Mercados
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!