Um método para fazer mais com menos
Edição de março do Workshop de Oportunidades trouxe a palestra do consultor Ricardo Mallet, que apresentou um passo-a-passo para aprimorar um fator-chave de sucesso nas organizações: a capacidade de executar
Data da notícia: 29/03/2017 às 16:15

Por que uma empresa precisa de líderes? As respostas costumam variar conforme as nossas experiências: para uns, líderes servem para preservar a cultura e os valores do negócio; para outros, eles são necessários para que a equipe saia da zona de conforto. No dia a dia corporativo, é possível que todas as alternativas estejam corretas. Mas para o trainer e mentor em liderança Ricardo Mallet, que dirige a consultoria Unani.Me, todas as justificativas podem ser resumidas a uma só.

“A empresa precisa de líderes porque o ser humano é essencialmente egoísta”, explicou ele, durante a palestra principal do Workshop de Oportunidades da RS Óleo, Gás & Energia, realizado em parceria com o Sebrae/RS na última segunda-feira (27/mar), na sede do Tecnopuc. Com o tema “Fazer Mais com Menos: a Estratégia de 2017”, a palestra mostrou como planejar e otimizar processos para gerar resultados financeiros melhores e duradouros.

Segundo Mallet, o ser humano tem uma tendência inescapável – a de buscar a autopreservação, valorizando seus interesses individuais. Nesse contexto, conseguir estabelecer um clima de cooperação nas equipes de trabalho é um grande desafio. É aí que entra o líder: cabe a ele criar um propósito que inspire para a convergência de propósitos e a coesão de ações. Sem isso, a empresa perde um fator-chave para o sucesso: a capacidade de execução.

“Uma empresa pode ter as melhores ideias. Mas nenhuma ideia gera resultados sem uma boa execução”, sustenta Mallet. Com uma liderança eficaz, é possível não apenas aprimorar a capacidade de fazer acontecer, mas também fazer mais com menos – isto é, melhorar a produtividade e o aproveitamento de recursos à disposição da empresa. “O desempenho das pessoas é o que mais impacta nos resultados. Mas ele só acontece quando as pessoas realmente querem se engajar. E engajamento não se compra”, garante Mallet.

Mas afinal, o que é necessário para que as pessoas escolham se engajar? Apresentando dados da Pesquisa Q12, realizada pelo Instituto Gallup, Mallet explicou que a resposta não está nos salários, nem no ambiente de trabalho, tampouco na relevância da empresa propriamente dita. “O que mais impacta no engajamento de uma pessoa é ter uma boa relação com seu líder”, apontou o diretor da Unani.Me. Em média, acrescentou, 70% da variação da escolha de uma pessoa é diretamente impactada pela liderança da empresa.

A pesquisa do Gallup também mostrou que empresas com funcionários engajados têm:
•    37% menos absenteísmo
•    65% menos rotatividade
•    21% de ganhos na produtividade
•    22% de aumento na lucratividade

A conclusão? “Somente com uma boa liderança é possível fazer mais com menos”, enfatizou Ricardo Mallet, ao final de sua apresentação (baixe o material de apoio na íntegra).

Durante a palestra, Mallet também apresentou métodos para aprimorar as capacidades de execução nas empresas e viabilizar, assim, o ideal de “fazer mais com menos”. Inspirados na obra dos gurus corporativos Ram Charam e Larry Bossidy, os métodos de Mallet contemplam as quatro etapas do PDCA e estabelecem processos claros e simples para ampliar o poder de “fazer acontecer” nas organizações.

 

Por Andreas Müller | República - Agência de Conteúdo

Mais fotos da Notícia
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Navvi
Acesse Mercados
BFM Corte e Dobra Montagens
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!