SEBRAE/RS lança nova edição do projeto Energia Mais
Micro e pequenas empresas que compõem a cadeia produtiva de energia elétrica podem se inscrever até o dia 20 de março nas unidades regionais Metropolitana, Serra e no Sul do Estado
Data da notícia: 13/03/2017 às 15:24

O segundo ano do projeto Energia Mais do SEBRAE/RS já nasce como uma das iniciativas de maior repercussão no Estado. Lançado em 2016, agora, chegou a vez de selecionar micro e pequenas indústrias ou prestadoras de serviços para a cadeia de energia elétrica. Até o dia 20 de março, empreendedores das regiões Metropolitana, Serra e Sul do Estado podem se inscrever junto às respectivas regionais do SEBRAE/RS para a seleção de participantes.

O gestor do projeto na Regional Metropolitana, em Porto Alegre, Cleverton Paranhos da Rocha, antecipa que o Programa Energia Mais desse ano abrangerá três regiões do estado – Região Metropolitana de Porto Alegre, Região da Serra Gaúcha e Região Sul, e terá 42 vagas em cada uma das regiões, podendo ser ocupadas por empresas que já estavam no projeto anterior ou não. “As transformações do setor de energia, em suas estruturas organizacionais e produtivas ao longo da última década, fizeram com que os agentes trabalhem cada vez mais na busca por novas soluções tecnológicas e na descoberta de fontes geradoras de energia limpa. O projeto está estruturado para colaborar com as pequenas empresas a buscarem essa diferenciação no mercado”, argumenta ele.

Não por acaso, o SEBRAE/RS se dedicou a tratar o tema como uma forma de apoiar os empreendedores a se inserir de forma competitiva e sustentável na cadeia de energias, visando à qualificação dos padrões de gestão, técnicos e de qualidade. “A geração de energia com fontes renováveis podem ser de origem eólica, a fotovoltaica, a biomassa ou de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)”, explica Rocha. O Projeto Energia Mais conta com as parcerias da RS Óleo, Gás e Energia e ABINEE–RS (Metropolitana), Arranjo Produtivo Local (APL) Polo Naval e de Energia RS (Sul) e APL Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha (Serra), que buscam ampliar as oportunidades de negócios a partir de contatos estratégicos e do crescimento das vendas na cadeia de energia do Brasil.

De acordo com o gestor, podem se inscrever pequenas indústrias e startups desenvolvedoras e potencias desenvolvedoras de soluções em eficiência energética; pequenas indústrias e startups, fabricantes ou desenvolvedoras de materiais, peças e componentes, produção de máquinas e equipamentos elétricos e eletrônicos para a cadeia de energia, além de prestadores de serviços industriais da cadeia de energias sustentáveis (integradores).

"Entre os resultados esperados está o de aumentar em 15% o índice de competitividade dos pequenos negócios atendidos no projeto; aumentar em 10% a taxa de sucesso em vendas; aumentar a produtividade do trabalho dos pequenos negócios participantes do projeto em 4%. E tudo isso até dezembro deste ano”, observa Rocha.

Ao longo dos próximos meses, deverão ocorrer oficinas temáticas e encontros de negócios com foco no desenvolvimento da cooperação e da governança; capacitações e consultorias direcionadas para a gestão; implantação de modelos avançados de gestão; consultoria tecnológica de eficiência energética, meio ambiente, indicadores de desempenho, processo produtivo e ISO 9000/2015. “O projeto atuará de forma inovadora e efetiva, disseminando conhecimento, capacitando e aproximando as pequenas empresas das oportunidades do setor, a fim de gerar negócios e parcerias comerciais”, afirma Rocha.

Além disso, as empresas participantes nas três regionais do SEBRAE/RS deverão ter oportunidades em missões empresariais, exposições em feiras, visitas técnicas e prospecção de mercados, workshops, oficinas sobre o setor de energias e capacitação em liderança e comportamento empreendedor.


Fonte: SEBRAE/RS

Publicado no Portal do SEBRAE/RS (ver a notícia original).

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Hinndelet
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Navvi
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!