Marketing digital: você está fazendo certo?
Especialista no assunto, Mariana Boeira apresentou ferramentas, desconstruiu mitos e inspirou reflexões durante sua palestra no Workshop de Oportunidades
Data da notícia: 25/01/2017 às 15:57

Desde que surgiu, no início do século 20, o conceito de marketing passou por diversas transformações. Inicialmente, era uma disciplina focada em convencer as pessoas a adquirir as mercadorias que começavam a sair das linhas de produção das grandes indústrias americanas. Depois da grande crise de 1929 e do baque da Segunda Guerra Mundial, essa lógica se inverteu: agora, as empresas usavam o marketing para compreender e antecipar as necessidades dos clientes antes de produzir.

Hoje, passadas outras etapas, o marketing abrange cada vez mais ferramentas, funções e significados. Mas as perguntas essenciais que o moldaram permanecem as mesmas: como tornar uma marca conhecida no mercado? Como definir um público-alvo? Como captar mais clientes – e vender mais?

Não por acaso, estas perguntas foram o ponto de partida para a palestra “Vamos Falar de Marketing Digital?”, ministrada pela consultora Mariana Boeira durante o Workshop de Oportunidades da RS Óleo, Gás & Energia, realizado em parceria com o Sebrae/RS na noite desta segunda-feira, 23/jan. Especialista em marketing pela ESPM, mestre em Administração de Empresas pela UFRGS e professora da pós-graduação em marketing da FGV, Mariana repassou conceitos e informações essenciais para quem busca mais resultados com os meios digitais.

Para ela, o marketing digital é um dos desdobramentos do marketing tradicional, englobando “as ações feitas para divulgar e comercializar produtos e serviços, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos através dos meios digitais”. A grande diferença é que, agora, o consumidor também tem acesso aos meios de comunicação. E isso gera uma dinâmica totalmente nova de relacionamento com o mercado.

– Mais do que nunca, temos condições de conhecer o mercado, de segmentá-lo e medir os resultados. Eu sempre digo que conhecer o mercado é tão ou mais importante do que conhecer o seu próprio produto. E isso também vale para o ambiente criado pelas mídias sociais.

Do ponto de vista prático, Mariana entende que o marketing digital se ampara em três processos bem definidos:

* Criação de conteúdo: passa pela produção de informações, fotos, textos, vídeos e outros materiais. O importante, diz ela, é que o conteúdo seja relevante, de qualidade e, acima de tudo, útil para o cliente.

* Relacionamento: trata-se de interagir direta e indiretamente com o cliente nas mídias sociais, ora compartilhando conteúdos relevantes, ora produzindo-os. Mariana destaca que a expansão dos relacionamentos depende da capacidade de estabelecer autoridade e gerar engajamento nas diferentes redes.

* Mensuração: diferentemente das mídias tradicionais, as mídias sociais geram dados objetivos sobre praticamente todos os aspectos da comunicação – tais como audiência, relevância e repercussão. Monitorar esses indicadores é fundamental para ajustar a comunicação e atingir a audiência certa.

Além disso, Mariana destacou o crescente poder das plataformas mobile. Utilizando dados em tempo real do site Internet Live Stats, a consultora mostrou o gigantismo do mercado de mídias sociais. Um dos números em destaque foi o da venda de smartphones que, em alguns momentos, chega a ser oito vezes maior do que o de computadores e tablets comercializados.

– Muitas pessoas não desligam o celular nem mesmo para dormir. E isso prova que, cada vez mais, este será o grande meio de consumo de informações. Temos que estar preparados para isso.

Mariana é sócia da MB Assessoria Empresarial, que presta consultoria em marketing digital para pequenas e médias empresas; e também da Bthere, que dá suporte a companhias interessadas em abrir mercado nos Estados Unidos.

 

Por Andreas Müller | República - Agência de Conteúdo

Mais fotos da Notícia
Comentários
Luiz Vivian

Excelente divulgação! Parabéns ao Marcelo pelo evento e ao Andreas pela excelente reportagem!

Em: 25/01/2017 - 20:04:44

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Workshop de oportunidades, Reforma trabalhista ...
A autobahn dos Pampas está abandonada
Workshop sobre como Obter uma Qualificação Efic...
Momento Venezuela
Workshop apresenta as oportunidades da Indústri...
Os reflexos da greve dos caminhoneiros
Área Restrita
Associados
Navvi
Nativiair
Laboratório Quimioambiental
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!