Marketing digital: você está fazendo certo?
Especialista no assunto, Mariana Boeira apresentou ferramentas, desconstruiu mitos e inspirou reflexões durante sua palestra no Workshop de Oportunidades
Data da notícia: 25/01/2017 às 15:57

Desde que surgiu, no início do século 20, o conceito de marketing passou por diversas transformações. Inicialmente, era uma disciplina focada em convencer as pessoas a adquirir as mercadorias que começavam a sair das linhas de produção das grandes indústrias americanas. Depois da grande crise de 1929 e do baque da Segunda Guerra Mundial, essa lógica se inverteu: agora, as empresas usavam o marketing para compreender e antecipar as necessidades dos clientes antes de produzir.

Hoje, passadas outras etapas, o marketing abrange cada vez mais ferramentas, funções e significados. Mas as perguntas essenciais que o moldaram permanecem as mesmas: como tornar uma marca conhecida no mercado? Como definir um público-alvo? Como captar mais clientes – e vender mais?

Não por acaso, estas perguntas foram o ponto de partida para a palestra “Vamos Falar de Marketing Digital?”, ministrada pela consultora Mariana Boeira durante o Workshop de Oportunidades da RS Óleo, Gás & Energia, realizado em parceria com o Sebrae/RS na noite desta segunda-feira, 23/jan. Especialista em marketing pela ESPM, mestre em Administração de Empresas pela UFRGS e professora da pós-graduação em marketing da FGV, Mariana repassou conceitos e informações essenciais para quem busca mais resultados com os meios digitais.

Para ela, o marketing digital é um dos desdobramentos do marketing tradicional, englobando “as ações feitas para divulgar e comercializar produtos e serviços, conquistar novos clientes e melhorar a rede de relacionamentos através dos meios digitais”. A grande diferença é que, agora, o consumidor também tem acesso aos meios de comunicação. E isso gera uma dinâmica totalmente nova de relacionamento com o mercado.

– Mais do que nunca, temos condições de conhecer o mercado, de segmentá-lo e medir os resultados. Eu sempre digo que conhecer o mercado é tão ou mais importante do que conhecer o seu próprio produto. E isso também vale para o ambiente criado pelas mídias sociais.

Do ponto de vista prático, Mariana entende que o marketing digital se ampara em três processos bem definidos:

* Criação de conteúdo: passa pela produção de informações, fotos, textos, vídeos e outros materiais. O importante, diz ela, é que o conteúdo seja relevante, de qualidade e, acima de tudo, útil para o cliente.

* Relacionamento: trata-se de interagir direta e indiretamente com o cliente nas mídias sociais, ora compartilhando conteúdos relevantes, ora produzindo-os. Mariana destaca que a expansão dos relacionamentos depende da capacidade de estabelecer autoridade e gerar engajamento nas diferentes redes.

* Mensuração: diferentemente das mídias tradicionais, as mídias sociais geram dados objetivos sobre praticamente todos os aspectos da comunicação – tais como audiência, relevância e repercussão. Monitorar esses indicadores é fundamental para ajustar a comunicação e atingir a audiência certa.

Além disso, Mariana destacou o crescente poder das plataformas mobile. Utilizando dados em tempo real do site Internet Live Stats, a consultora mostrou o gigantismo do mercado de mídias sociais. Um dos números em destaque foi o da venda de smartphones que, em alguns momentos, chega a ser oito vezes maior do que o de computadores e tablets comercializados.

– Muitas pessoas não desligam o celular nem mesmo para dormir. E isso prova que, cada vez mais, este será o grande meio de consumo de informações. Temos que estar preparados para isso.

Mariana é sócia da MB Assessoria Empresarial, que presta consultoria em marketing digital para pequenas e médias empresas; e também da Bthere, que dá suporte a companhias interessadas em abrir mercado nos Estados Unidos.

 

Por Andreas Müller | República - Agência de Conteúdo

Mais fotos da Notícia
Comentários
Luiz Vivian

Excelente divulgação! Parabéns ao Marcelo pelo evento e ao Andreas pela excelente reportagem!

Em: 25/01/2017 - 20:04:44

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Confraternização reúne associados para celebrar...
Inovação: a energia renovável da Serrana
CBC Oxicorte: conhecimento para o RS gerar mais...
Como a MKS se tornou referência em engenharia d...
Uma nova fase para o Projeto Energia Mais
Associadas da RS Óleo, Gás & Energia visitam a ...
Área Restrita
Associados
Biosfera
Laboratório Quimioambiental
MKS
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!