Estado tem projetos para obter autonomia energética
Data da notícia: 19/10/2015 às 08:00

O Rio Grande do Sul produz apenas 30% da energia que consome, mas poderia alcançar a autossuficiência em 2019 se os projetos existentes fossem colocados em prática. O levantamento é baseado nos dados coletados pela Agenda 2020. “O Estado é o único no País que reúne condições para gerar energia de todo o tipo, desde hídrica, eólica, carvão, biomassa e até a solar”, destacou o coordenador do Grupo Temático de Energia da FIERGS, Edilson Deitos, no encontro sobre o tema promovido pelo Conselho de Infraestrutura da entidade, nessa terça-feira (6).

 

De acordo com o vice-coordenador do Fórum de Infraestrutura e Logística da Agenda 2020, Paulo Menzel, tecnicamente seria viável alcançar a autonomia. Essa conclusão é baseada na lista de usinas planejadas em suas mais diferentes fases, desde as que já passaram por leilão, empreendimentos à espera de licenças e que estão em fase mais embrionária de desenvolvimento. “No entanto, os entraves burocráticos nos obrigam a traçar um cenário mais realista. Se conseguirmos chegar a 2019 com 50%, já seria um belo número”, disse.

 

Atualmente, a Região Sul do Brasil representa 12% da carga do Sistema Integrado Nacional (SIN). O Rio Grande do Sul responde por 38% do subsistema dos três Estados e tem 5% de participação no SIN. Também estiveram na reunião representantes da GV Energy, CEEE, Tractebel, CPFL, Petrobras, Associação Gaúcha de Fomento às PCH’s (AGPCH), Bolgnesi Energia e Sulgás.

 

Fonte: FIERGS

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Pirâmide Engenharia
Leuck
Hinndelet
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!