Painel aponta as oportunidades e os desafios das Energias Inteligentes
Realizado pelo Sebrae/RS em parceria com a RS Óleo, Gás & Energia, evento mostrou o que as empresas têm a ganhar com as novas tecnologias de eficiência energética
Data da notícia: 23/11/2016 às 15:19

Em outubro, a RS Óleo, Gás & Energia e o Sebrae/RS promoveram o Painel Energias Inteligentes, com o objetivo de apresentar os cenários, oportunidades e desafios do setor. Representantes de mais de 60 empresas gaúchas, além de estudantes e pesquisadores marcaram presença no evento, que ocorreu no auditório do Global Tecnopuc – novo espaço do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS voltado à discussão de ideais entre empresas, instituições públicas e universidades.

O encontro foi promovido no âmbito do programa Energia Mais, do Sebrae/RS, que visa aproximar investidores e empresas conveniadas. “É importante que pequenas empresas conheçam e conectem-se às energias inteligentes e, com isso, obtenham lucro de forma eficiente”, diz o gestor de projetos do Energia Mais, Cleverton Paranhos.

Um desses exemplos é a tecnologia smart grid, uma rede elétrica mais econômica, segura e eficaz. Com a smart grid, consumidores poderão consultar seu consumo de energia diariamente através de medidores inteligentes, sem precisar esperar a conta de luz no fim do mês. A rede permite, ainda, abastecer carros elétricos e é, por isso, uma das soluções mais inovadoras criadas até o momento.

Painelista no evento, o coordenador do Laboratório de Eficiência Energética (LABEE) e do Centro de Demonstração em Energias Renováveis (CEDER) da PUCRS, Odilon Duarte, aposta no Brasil como um futuro polo de redes inteligentes. Segundo o pesquisador, apostar na eficiência energética gera mais resultados do que simplesmente ampliar a estrutura de geração de energia. “A melhor politica é a redução com eficiência, que gera emprego e tem menor impacto ambiental”, resumiu.

Mas há desafios no caminho. De acordo com o gestor executivo da EDP S.A, Diogo Angelo Stradioto, o mercado brasileiro ainda enfrenta dificuldades para adquirir tecnologia. “O país se nega a pagar mais caro”, afirma. Equipamentos eficientes custam, em média, R$ 200 mil a mais que os tradicionais. Para que as empresas brasileiras decolem na utilização de energias inteligentes no Brasil, diz ele, é preciso buscar referência como os Estados Unidos e a Alemanha – que estão na vanguarda da eficiência energética e tecnológica.

 

Por Fernanda La Cruz | República - Agência de Conteúdo

Mais fotos da Notícia
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Navvi
MKS
Leuck
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!