Coosidra: associativismo de futuro
Administradora da marca Rudick, a cooperativa pretende se projetar como referência no mercado sulamericano de sistemas hidráulicos até 2020
Data da notícia: 13/10/2016 às 14:49

A força da marca pode se tornar um grande diferencial de negócios. Que o diga a Cooperativa de Produção de Sistemas Hidráulicos (Coosidra). O empreendimento surgiu na cidade de Cachoeirinha (RS), em 1999, quando um grupo de funcionários da Rudick se uniu para assumir a fábrica, que estava em vias de falir. Pioneira no setor de oleodinâmica, a empresa havia sido fundada em 1976 e se destacara por introduzir a mini-unidade hidráulica no mercado nacional. A Coosidra, entretanto, só deteve o controle oficial da empresa em 2009, após adquirir a massa falida em leilão. Desde então, a cooperativa passou a gerir os equipamentos, os projetos e, especialmente, a marca Rudick.

Sediada no Distrito Industrial da cidade, a Coosidra oferece componentes, sistemas hidráulicos e projetos especiais para diversos segmentos industriais. Todos os produtos são assinados com a marca Rudick – chancelando uma tradição de qualidade que já soma quatro décadas. O leque de itens produzidos inclui unidades hidráulicas, minifolds, bombas e válvulas de diversos tipos, disponíveis em ferro fundido, aço inoxidável e alumínio. As peças são desenvolvidas internamente, pelo Departamento de Engenharia da empresa. 

Um dos diferenciais da Coosidra é a capacidade de elaborar projetos adaptados às especificações de cada cliente. Outro destaque é a presença em diferentes mercados. “Distribuímos em todo o Brasil e chegamos à Bolívia e ao Paraguai através de parceiros”, afirma Mário Rosa, diretor executivo da Coosidra. 

A ampla cobertura foi importante para que a empresa suplantasse as dificuldades do cenário econômico em 2015 – quando seu faturamento cresceu 10%. O resultado também foi puxado pelo aumento na venda de componentes, que ultrapassou a de projetos de sistemas hidráulicos. “Com a alta do dólar, os componentes asiáticos perderam competitividade. Já os projetos foram freados pela crise nacional”, explica Rosa. 

Rumo a 2020

A expectativa da Coosidra é manter o bom desempenho no futuro. Nesse sentido, a empresa está trabalhando para ampliar a oferta de produtos ao mercado – e deve apresentar inovações em breve. As novas soluções incluem, por exemplo, um sistema de coleta, seleção e movimentação de recicláveis. 

O ímpeto de crescimento da empresa, aliás, vem sendo impulsionado pela participação no projeto RS Óleo, Gás & Energia, onde a Coosidra vem alinhando parcerias que contribuem para a busca de suas metas de longo prazo. A principal delas é tornar-se uma referência em soluções de sistemas hidráulicos no Mercosul até o ano 2020. O caminho até lá, como se vê, está bem pavimentado. 

Por Emanuel Neves | República - Agência de Conteúdo
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Laboratório Quimioambiental
Leuck
MKS
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!