Serrana: na trilha da inovação
Com a estratégia de lançar um produto por ano, a empresa de Caxias do Sul ignorou a crise e cresceu mais de 50% só no ano passado. E o plano é fechar 2016 novamente em expansão
Data da notícia: 01/08/2016 às 12:26

A história da Serrana Sistemas de Energia começou em 2002, quando Lori Furlan e seu filho Guilherme Furlan, tornaram-se sócios em uma empresa de representação de acessórios para caminhões. Nos anos seguintes, eles diversificaram as atividades e passaram a comercializar um sistema inovador de construção civil – utilizando estruturas de painéis de PVC. Porém, o sonho de Lori e Guilherme sempre fora abrir uma indústria. E eles conseguiram isso em 2012, instalando uma pequena fábrica de nobreaks e estabilizadores em Caxias do Sul (RS), com a saída de Guilherme Lori Furlan e a entrada do irmão, Rodrigo Luis Furlan, já cursando a faculdade de engenharia.

Dali em diante, a Serrana não parou mais de crescer. A empresa conta com uma linha completa de equipamentos para controle, proteção e geração de energia – incluindo nobreaks variados, filtros de linha, inversores e conversores para motores elétricos e módulo de baterias. Além disso, oferece serviços de assessoramento técnico nessa área.

Em ambas as frentes de negócio, a empresa prima pela excelência. “Nossos produtos podem competir com concorrentes dos mercados mais importantes”, garante Lori, hoje CEO da Serrana. A qualidade da marca é garantida pelas boas práticas operacionais. Em 2014, a Serrana foi certificada com o selo ISO 9001-2008, referente ao Sistema de Gestão de Qualidade.

Outro diferencial é a durabilidade dos produtos – com prazo de garantia de 18 meses, estendido em 2015. “Temos a filosofia de que os equipamentos devem ser à prova dos usuários”, diz Lori. De acordo com as avaliações da metodologia ISO, o índice de produtos retornados dentro da garantia é de apenas 0,4%. Por isso, a empresa já estuda ampliar o período de carência para 24 meses.

Fôlego garantido

O planejamento estratégico da Serrana prevê o lançamento de, ao menos, um novo produto por ano. E a empresa tem conseguido segui-lo à risca. As inovações são apresentadas em feiras do setor – como a Mercopar – e garantem fôlego para crescer em meio à crise. Em 2015, por exemplo, o faturamento da Serrana subiu mais de 50% em relação ao ano anterior. Na metade de 2016, o crescimento beirava 18% sobre 2015. 

E a empresa caxiense não deve parar por aí. Em breve, lançará uma solução direcionada à utilização de energia solar fotovoltaica. O desenvolvimento dessa inovação demandará investimentos equivalentes a 10% da receita anual – mas promete dobrar o faturamento da empresa. A nova tecnologia será apresentada ao público brasileiro entre os dias 23 a 25 de agosto. Lori Furlan aproveita para convidar a todos que tem interesse nessa nova tecnologia no mercado brasileiro.

Além disso, a Serrana pretende participar ativamente do RS Óleo, Gás & Energia – e acredita que o grupo deve seguir a trilha da inovação, incrementando o marketing de divulgação dos associados junto ao mercado. “Ousar é o caminho para o crescimento da entidade”, sugere Lori. De fato, essa estratégia costuma dar certo.

Por Emanuel Neves | República - Agência de Conteúdo

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Pirâmide Engenharia
Laboratório Quimioambiental
Hinndelet
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!