Serrana: na trilha da inovação
Com a estratégia de lançar um produto por ano, a empresa de Caxias do Sul ignorou a crise e cresceu mais de 50% só no ano passado. E o plano é fechar 2016 novamente em expansão
Data da notícia: 01/08/2016 às 12:26

A história da Serrana Sistemas de Energia começou em 2002, quando Lori Furlan e seu filho Guilherme Furlan, tornaram-se sócios em uma empresa de representação de acessórios para caminhões. Nos anos seguintes, eles diversificaram as atividades e passaram a comercializar um sistema inovador de construção civil – utilizando estruturas de painéis de PVC. Porém, o sonho de Lori e Guilherme sempre fora abrir uma indústria. E eles conseguiram isso em 2012, instalando uma pequena fábrica de nobreaks e estabilizadores em Caxias do Sul (RS), com a saída de Guilherme Lori Furlan e a entrada do irmão, Rodrigo Luis Furlan, já cursando a faculdade de engenharia.

Dali em diante, a Serrana não parou mais de crescer. A empresa conta com uma linha completa de equipamentos para controle, proteção e geração de energia – incluindo nobreaks variados, filtros de linha, inversores e conversores para motores elétricos e módulo de baterias. Além disso, oferece serviços de assessoramento técnico nessa área.

Em ambas as frentes de negócio, a empresa prima pela excelência. “Nossos produtos podem competir com concorrentes dos mercados mais importantes”, garante Lori, hoje CEO da Serrana. A qualidade da marca é garantida pelas boas práticas operacionais. Em 2014, a Serrana foi certificada com o selo ISO 9001-2008, referente ao Sistema de Gestão de Qualidade.

Outro diferencial é a durabilidade dos produtos – com prazo de garantia de 18 meses, estendido em 2015. “Temos a filosofia de que os equipamentos devem ser à prova dos usuários”, diz Lori. De acordo com as avaliações da metodologia ISO, o índice de produtos retornados dentro da garantia é de apenas 0,4%. Por isso, a empresa já estuda ampliar o período de carência para 24 meses.

Fôlego garantido

O planejamento estratégico da Serrana prevê o lançamento de, ao menos, um novo produto por ano. E a empresa tem conseguido segui-lo à risca. As inovações são apresentadas em feiras do setor – como a Mercopar – e garantem fôlego para crescer em meio à crise. Em 2015, por exemplo, o faturamento da Serrana subiu mais de 50% em relação ao ano anterior. Na metade de 2016, o crescimento beirava 18% sobre 2015. 

E a empresa caxiense não deve parar por aí. Em breve, lançará uma solução direcionada à utilização de energia solar fotovoltaica. O desenvolvimento dessa inovação demandará investimentos equivalentes a 10% da receita anual – mas promete dobrar o faturamento da empresa. A nova tecnologia será apresentada ao público brasileiro entre os dias 23 a 25 de agosto. Lori Furlan aproveita para convidar a todos que tem interesse nessa nova tecnologia no mercado brasileiro.

Além disso, a Serrana pretende participar ativamente do RS Óleo, Gás & Energia – e acredita que o grupo deve seguir a trilha da inovação, incrementando o marketing de divulgação dos associados junto ao mercado. “Ousar é o caminho para o crescimento da entidade”, sugere Lori. De fato, essa estratégia costuma dar certo.

Por Emanuel Neves | República - Agência de Conteúdo

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
MKS
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Hinndelet
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!