Gáutica: sem medo de errar
A empresa caxiense está adequando seu modelo de negócios para se recuperar das dificuldades de 2015. E conta com a RS Óleo, Gás & Energia para acelerar nessa nova fase
Data da notícia: 06/07/2016 às 13:55

A inovação está no horizonte de Éderson Pedro e Estevan Rech desde os tempos em que eles frequentavam as cadeiras da faculdade de Sistemas de Informação na Universidade de Caxias do Sul (UCS). Levados por essa inclinação, os dois fundaram a Gáutica em 2009. O projeto inicial era estruturar uma empresa de base tecnológica inovadora e alcançar o status de referência internacional. Porém, as demandas de mercado falaram mais alto, e a marca caxiense passou a atuar no segmento de softwares personalizados para uso corporativo.

Hoje, o mix de soluções da Gáutica inclui Sistemas de Gestão – no modelo Enterprise Resourcing Planning (ERP) –, aplicativos de análises de risco e recursos de CRM, além de ferramentas para gestão comercial e diversos sistemas projetados sob medida. De todos os ativos, o Gáutica Gestão – uma plataforma de governança integrada para micro e pequenas empresas – é a principal fonte de receita.

A qualidade dos produtos e serviços da Gáutica é acompanhada por uma gestão arrojada, aberta aos riscos e a eventuais erros. "Nossa grande fortaleza é a coragem para inovar”, confirma Éderson. Em meio à crise de 2015, a empresa fez valer a sua máxima e tomou um caminho impetuoso: ampliou a estrutura produtiva, contratou funcionários e fez investimentos robustos em marketing.

A previsão dos sócios era de sobrepujar a maré baixa da economia nacional e fechar o ano com um crescimento de 100%. Não deu certo. O acúmulo de responsabilidades assumidas e a diminuição nas vendas do final de ano impuseram um recuo estratégico. “Encolhemos 50% logo na virada do ano”, conta Éderson. Mas esse revés não brecou o ânimo da Gáutica.

Tudo novo
Para recuperar terreno, a empresa projeta uma grande mudança de perfil em 2016. O novo modelo de negócio será direcionado à elaboração de soluções prontas, de baixo custo para os clientes, facilitando as vendas. Nesse ponto, a Gáutica apostará no ambiente online para turbinar a receita – com o desenvolvimento de aplicativos de e-commerce e de fidelização dos clientes. A meta é abrir 2017 com mil contratos ativos.

O planejamento da Gáutica também inclui o enxugamento dos custos e a informatização dos procedimentos internos, conferindo agilidade e qualidade aos serviços. Por fim, a marca reservará atenção especial à ampliação do networking. E a RS Óleo, Gás & Energia tem tudo a ver com isso. “Queremos conquistar fornecedores, clientes e conteúdos, aproveitando as possibilidades que esse ambiente pode nos prover”, diz Éderson. A Gáutica, como se vê, não tem medo das novidades.

 

Por Emanuel Neves | República - Agência de Conteúdo

Comentários
Ederson de Almeida

Obrigado pela parceria e oportunidade de expandir nossos negócios. Conte conosco como um braço forte para a entidade e os associados.

Em: 06/07/2016 - 14:41:45

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Laboratório Quimioambiental
Leuck
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!