Compliance: a regulamentação do futuro
Workshop de Oportunidades de junho tratou de compliance, uma nova exigência para quem deseja ter multinacionais e grandes estatais na carteira de clientes
Data da notícia: 30/06/2016 às 22:57

O termo Compliance é relativamente novo – e pode até intimidar à primeira vista. Muitos empresários o associam à necessidade de adaptar seus negócios a inúmeras exigências, além de lutar por certificações caras e nem sempre longevas. Mas a verdade é que o assunto não tem nada de complicado. Ao contrário: provavelmente, você já atende a maioria dos requisitos para poder dizer que “está em compliance” e apenas precisa estruturar e formalizar suas práticas. Esta foi a grande mensagem do último Workshop de Oportunidades, realizado na última segunda-feira (27/jun) pela RS Óleo, Gás e Energia em parceria com o Sebrae/RS.

O palestrante da noite foi Wladimir Alexandre Noga, gerente responsável pela auditoria do Sebrae/RS com foco no atendimento às demandas da Diretoria Executiva e dos Conselhos da entidade, e contou com a participação do assistente de auditoria Tito Rafael Silva. Como sempre, o evento começou com um welcome coffee. Os participantes trocaram cartões e houve a exposição das empresas associadas Inomap, Serrana Sistemas de Energia, Sevenia e Nativiair. Para abrir os trabalhos, o presidente da RS Óleo, Gás e Energia, Luiz Carlos Vivian Corrêa falou sobre as novidades da Associação. Logo depois, o gestor de projetos do Sebrae/RS, Cleverton Paranhos, repassou a agenda de atividades da entidade.

Na sequência, foi a vez de Wladimir Noga iniciar a apresentação. Em um cenário cada vez mais competitivo, respeitar leis e regulamentações externas e internas pode ser definidor para que as empresas tenham acesso a grandes clientes. Estar em compliance nada mais é que estar em conformidade com essas normas, de forma que isso possa ser comprovado em auditoria. “A palavra pode ser complicada, mas é apenas uma forma de regulação e proteção do mercado que permite às empresas competirem”, explica Noga.

Compliance tem estado na pauta do mercado porque se tornou uma exigência da maioria das multinacionais e estatais para seus fornecedores. Ou seja, quem estiver de fora pode perder clientes importantes, além de correr o risco de sofrer sanções legais ou regulatórias, perdas financeiras e de reputação. Por isso, estar em compliance é, acima de tudo, uma forma de proteger a empresa contra esses danos. “Cada etapa dos processos deve estar desenhada: quem faz, quem avalia, quem aprova e quem confere”, ressalta Silva. O conceito pode ser aplicado aos controles internos e às contratações.

Mesmo que alguns mercados ainda não estejam exigindo tal regulamentação, é importante estar a par das tendências. Cada empresário deve, ainda, atentar para as especificidades de sua área de atuação.

O tema compliance, contemplado no evento, foi uma demanda dos associados e a RS Óleo, Gás e Energia está sempre aberta a sugestões. O próximo Workshop de Oportunidades já está agendado para o dia 25 de julho. Não perca!

 

Por Tatiana Reckziegel | República - Agência de Conteúdo

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Navvi
Leuck
Pirâmide Engenharia
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!