Etanol salva a pátria em 2015, segundo Fecombustíveis
Vendas subiram 37,7%, ao contrário da gasolina e do óleo diesel, que tiveram quedas de 7,3% e 4,7%, respectivamente, ante 2014
Data da notícia: 27/06/2016 às 13:45

"O etanol salvou a pátria brasileira em 2015". Foi assim que nesta quinta-feira (23/6) o presidente da Fecombustíveis, Paulo Miranda Soares, sintetizou o desempenho do biocombustível no país, diante da retração nas vendas de outros produtos. Ao contrário da gasolina e do óleo diesel, que tiveram quedas de 7,3% e 4,7%, respectivamente, as vendas de etanol subiram 37,7% na comparação com 2014.

Foram vendidos 41,1 bilhões de litros de gasolina, 57,2 bilhões de litros de diesel e 17,9 bilhões de litros de etanol no ano passado. Esse foi o primeiro resultado negativo da gasolina nos últimos cinco anos, período em que vinha registrando recordes consecutivos.

Para o etanol hidratado, a reviravolta veio justamente no ano em que o programa Proálcool completou 40 anos de existência. O resultado positivo, no entanto, foi atribuído mais à perda de competitividade da gasolina do que propriamente a avanços no setor sucroenergético.

Os combustíveis fósseis ficaram mais caros em 2015, devido ao reajuste das alíquotas de PIS/Cofins e da volta da Cide. Mas não só as medidas do governo federal atrapalharam a vida da revenda, outras mudanças estaduais também incentivaram os consumidores a trocar a gasolina pelo etanol, como a redução da alíquota do etanol de 18% para 14% feita pelo governo de Minas Gerais.

Além disso, a expectativa para 2016 não é melhor. "A revenda de combustíveis é diretamente atrelada ao PIB. Quando o Brasil cresceu 3%, o setor cresceu 9%, três vezes mais. Agora, como tivemos uma queda da ordem de 3,5%, acredito que teremos uma retração de quase 10%", de acordo com Soares.

O presidente da Fecombustíveis e outros representantes do setor estiveram presentes hoje no evento de lançamento do Relatório Anual da Revenda de Combustíveis 2016, realizado no Rio de Janeiro (RJ).

 

Clipping de estratégias de mercado da diretoria da RS Óleo,Gás & Energia

Fonte:  http://brasilenergiaog.editorabrasilenergia.com © Editora Brasil Energia

 Foto: internet/divulgação

[23.06.2016] 20h54m / Por Carolina Lapa


Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Acesse Mercados
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Navvi
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!