Contratos de Marlim e Voador são renovados até 2052
ANP e Petrobras assinaram aditivo que prevê a instalação de duas novas plataformas nos campos
Data da notícia: 07/06/2016 às 08:16

Os contratos de Marlim e Voador foram renovados nesta terça-feira, garantindo à Petrobras mais 27 anos na operação de 100% dos ativos, que agora estão concedidos até 2052. Em contrapartida, a Petrobras assumiu o compromisso de investir nos campos, instalando duas novas plataformas de produção.

Esta e outras extensões de prazo de concessões de campos da Rodada Zero, realizada em 1998, estão previstas nas novas diretrizes do CNPE, criadas este ano (resolução CNPE 02/216). 

A negociação entre ANP e Petrobras foi iniciada em 2015, quando a diretoria da agência definiu a primeira versão das condições que a Petrobras deveria atender para renovar os contratos – à época, até 2041.

Na ocasião, ficou decidido que a Petrobras iria investir em novas plataformas, perfurar dez novos poços, melhorar os sistemas de produção e drenagem dos campos, aceitar a elevação de royalties sobre o óleo de Voador e encerrar uma disputa judicial quanto às participações especiais de Marlim.

Em abril, contudo, a ANP aceitou um recurso da Petrobras e alterou as exigências e o prazo de extensão, que passou para 27 anos, período máximo permitido, até 2052.Também ficaram de fora todas as questões envolvendo royalties.

”O objetivo da ANP com a prorrogação dos contratos da Rodada Zero é propiciar novos investimentos em campos maduros”, afirmou a ANP, em nota. Para isso, a Petrobras se compromete a realizar esses investimentos.

Em março, o campo de Marlim foi o quinto maior produtor do país, com 150 mil barris/dia de petróleo. Em Voador, a produção foi de 1.520 barris/dia de petróleo, e a operação é integrada com plataformas de Marlin, o que incluirá a interligação de poços em uma das novas plataformas.

Clipping de estratégias de mercado da diretoria da RS Óleo,Gás & Energia

Fonte:  http://brasilenergiaog.editorabrasilenergia.com © Editora Brasil Energia

Foto: internet/divulgação

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Hinndelet
MKS
Laboratório Quimioambiental
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!