Biosfera: conhecimento que gera crescimento
Nascida no meio acadêmico, a empresa agrega mais de uma década de expertise em consultoria ambiental à rede da RS Óleo, Gás & Energia – e planeja utilizá-la como vetor para se inserir em novos mercados
Data da notícia: 20/04/2016 às 16:35

A Biosfera é fruto de uma exitosa combinação entre conhecimento e oportunidade. Até 2005, as principais demandas relacionadas a consultoria ambiental na região de Lajeado (RS) eram atendidas pela Univates. Quando a universidade local deixou de prestar o serviço, um trio de profissionais que atuava na instituição se uniu para preencher essa lacuna. Os três sócios somaram habilidades provenientes de diferentes áreas ligadas ao meio-ambiente – como direito, engenharia e gestão – e fundaram a Biosfera, em 2006.

A equipe multidisciplinar que encabeça a empresa é responsável por um de seus principais diferenciais. “Tratamos cada cliente de forma individual e exclusiva. Todos os encaminhamentos são orientados e esclarecidos pelos sócios”, explica Vandernice Feldkdircher, proprietária e responsável técnica da Biosfera. O método adotado pela consultoria garante a compreensão exata das particularidades de cada caso e agiliza a tomada de decisões, contribuindo para a qualidade dos processos e do resultado.

Nesse sentido, a Biosfera oferece ao mercado uma vasta gama de serviços – incluindo projetos para obtenção de licenças ambientais junto a órgãos públicos, laudos diversos e planos de gerenciamento de resíduos, entre outros. Um exemplo foi o trabalho realizado no Rio Taquari. Contratada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar), a empresa realizou o monitoramento da qualidade da água, da eficiência da escada de peixes e dos impactos sobre a fauna e flora, além do monitoramento ambiental da dragagem do rio (como mostra a foto que abre esta reportagem).

O know-how e os atributos da Biosfera não eximiram a empresa de sentir os impactos causados pela crise econômica. Em 2015, por exemplo, a empresa conseguiu manter – e até expandir – sua carteira de clientes do setor privado. Já no setor público, o cenário é mais desafiador. “Tivemos contratos encerrados e valores por receber. As licitações também rarearam”, afirma Vandernice. Não à toa, a Biosfera direcionará seu foco para a área corporativa neste ano – e a RS Óleo, Gás & Energia terá uma participação importante nessa missão.
Recentemente, os sócios da empresa participaram de alguns encontros promovidos pela RS Óleo, Gás & Energia.

Daí surgiu o interesse em se aproximar de seus filiados, com o intuito de facilitar a divulgação de serviços e a troca de informações. Hoje, no papel de associada, a Biosfera tem aproveitado a rede de contatos da RS Óleo, Gás & Energia para mapear o setor e estabelecer novas estratégias de inserção em diferentes regiões. Ainda que o mercado esteja retraído, o fato é que sempre haverá oportunidades de crescimento para quem atua com os ideais da sustentabilidade.

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Hinndelet
MKS
Pirâmide Engenharia
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!