Biosfera: conhecimento que gera crescimento
Nascida no meio acadêmico, a empresa agrega mais de uma década de expertise em consultoria ambiental à rede da RS Óleo, Gás & Energia – e planeja utilizá-la como vetor para se inserir em novos mercados
Data da notícia: 20/04/2016 às 16:35

A Biosfera é fruto de uma exitosa combinação entre conhecimento e oportunidade. Até 2005, as principais demandas relacionadas a consultoria ambiental na região de Lajeado (RS) eram atendidas pela Univates. Quando a universidade local deixou de prestar o serviço, um trio de profissionais que atuava na instituição se uniu para preencher essa lacuna. Os três sócios somaram habilidades provenientes de diferentes áreas ligadas ao meio-ambiente – como direito, engenharia e gestão – e fundaram a Biosfera, em 2006.

A equipe multidisciplinar que encabeça a empresa é responsável por um de seus principais diferenciais. “Tratamos cada cliente de forma individual e exclusiva. Todos os encaminhamentos são orientados e esclarecidos pelos sócios”, explica Vandernice Feldkdircher, proprietária e responsável técnica da Biosfera. O método adotado pela consultoria garante a compreensão exata das particularidades de cada caso e agiliza a tomada de decisões, contribuindo para a qualidade dos processos e do resultado.

Nesse sentido, a Biosfera oferece ao mercado uma vasta gama de serviços – incluindo projetos para obtenção de licenças ambientais junto a órgãos públicos, laudos diversos e planos de gerenciamento de resíduos, entre outros. Um exemplo foi o trabalho realizado no Rio Taquari. Contratada pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar), a empresa realizou o monitoramento da qualidade da água, da eficiência da escada de peixes e dos impactos sobre a fauna e flora, além do monitoramento ambiental da dragagem do rio (como mostra a foto que abre esta reportagem).

O know-how e os atributos da Biosfera não eximiram a empresa de sentir os impactos causados pela crise econômica. Em 2015, por exemplo, a empresa conseguiu manter – e até expandir – sua carteira de clientes do setor privado. Já no setor público, o cenário é mais desafiador. “Tivemos contratos encerrados e valores por receber. As licitações também rarearam”, afirma Vandernice. Não à toa, a Biosfera direcionará seu foco para a área corporativa neste ano – e a RS Óleo, Gás & Energia terá uma participação importante nessa missão.
Recentemente, os sócios da empresa participaram de alguns encontros promovidos pela RS Óleo, Gás & Energia.

Daí surgiu o interesse em se aproximar de seus filiados, com o intuito de facilitar a divulgação de serviços e a troca de informações. Hoje, no papel de associada, a Biosfera tem aproveitado a rede de contatos da RS Óleo, Gás & Energia para mapear o setor e estabelecer novas estratégias de inserção em diferentes regiões. Ainda que o mercado esteja retraído, o fato é que sempre haverá oportunidades de crescimento para quem atua com os ideais da sustentabilidade.

Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
EPS Consultoria - Estratégias - Processos - Sistemas
Navvi
MKS
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!