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O torneiro mecânico Milton Rezler era um profissional já reconhecido na Serra Gaúcha, no início dos anos 1970, quando recebeu um pedido para confeccionar chavetas – como são conhecidos os dispositivos utilizados em eixos mecânicos. O cliente em questão não conseguia comprar a peça no centro do país, devido à limitação de quantidade, e acabou recorrendo à ajuda de Milton. E ele fez bem mais do que resolver o problema: também vislumbrou ali um novo nicho de negócio. Fundada em 1972, a Rezler se transformou em uma das maiores fabricantes de chavetas do país.
Para alcançar esse posto, a empresa investiu na qualidade ao longo dos últimos 44 anos. A atuação da Rezler conta com diversos diferenciais, como maquinário importado, mão-de-obra multifuncional, sistema SAP de gerenciamento de dados e inventário anual de emissão de Gás de Efeito Estufa – algo ainda incomum nas indústrias brasileiras. Além disso, a Rezler foi a primeira empresa do segmento a receber, em 1998, o selo ISO 9001.
A solidez e a competência, no entanto, não foram o bastante para resistir à baixa atividade do setor de transformação em 2015. “Mesmo atendendo a diversos clientes nacionais e internacionais, sofremos um recuo de 12% em nosso desempenho produtivo e financeiro no ano passado”, relata o diretor administrativo Ubiratã Rezler. O baque registrado poderia sugerir uma postura mais comedida nesse momento de incertezas. Mas não será assim. A Rezler quer retomar o crescimento sem demora – e apostará pesado em marketing para virar o jogo em 2016.
O plano consiste em uma ofensiva de prospecção nos mercados interno e externo. Aqui, a participação em feiras e eventos terá papel preponderante. A Feira Internacional de Mecânica, em São Paulo, é um bom exemplo. O evento está marcado para o final de maio e contará com a presença da Rezler pela primeira vez.
A estratégia também inclui o trabalho de uma agência de marketing, responsável por criar ações de visibilidade em diferentes setores e regiões. A Rezler conta, ainda, com um funcionário dedicado à inteligência comercial para identificar potenciais clientes e oportunidades. Outro trunfo é a obtenção da norma de qualidade ISOTS 16949 – requisitada pelo mercado automobilístico –, já em processo de finalização.
A entrada no segmento de energético também aparece no radar da companhia de Caxias do Sul (RS). Com a associação à RS Óleo, Gás & Energia, a Rezler pretende angariar visibilidade no setor e ampliar sua rede de contatos. “Teremos participação ativa nas ações da entidade e do Sebrae em 2016”, garante Ubiratã. A ousadia, como se vê, é a receita para girar a chave do crescimento mais uma vez.
Por República - Agência de Conteúdo