Tweet |
Desta vez, o Workshop de Oportunidades contou com a presença de Alexandre Alves, diretor de prospecção da Inseed Investimentos, uma gestora de fundos especializada em projetos inovadores. Por cerca de 40 minutos, ele mostrou aos associados da RS Óleo, Gás & Energia como funcionam os fundos de capital de risco, com foco na modalidade do capital semente, em que o investimento é realizado na própria estrutura do negócio, com o objetivo de prepará-la para um crescimento mais consistente.
Durante a palestra, Alves apresentou as características do Criatec3, um fundo de investimentos destinado a empresas em estágios iniciais – que precisam não só de capital, mas também de suporte na gestão. Com cerca de R$ 200 milhões em caixa, o fundo oferece aportes de R$ 1,5 milhão a R$ 10 milhões por empresa. Os recursos são disponibilizados de forma programada, em diferentes rodadas (ou “rounds”), conforme o desempenho do negócio. A partir daí, o fundo se torna sócio minoritária da empresa, com uma participação máxima de 49% no capital social.
“O nosso objetivo é avaliar projetos arrojados e inovadores, mas que tenham o pé no chão”, resumiu Alves. Segundo ele, o Criatec3 pode contemplar negócios da cadeia de petróleo, gás e energia, desde que eles se insiram em uma das cinco áreas consideradas estratégicas pelo fundo – novos materiais, nanotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, agronegócio e biotecnologia.
Mais do que capital, as empresas investidas recebem suporte para crescer com qualidade. Os gestores da Inseed também agregam experiências, força de rede de contatos, informações e técnicas de governança, entre outros diferenciais de qualidade. “O trabalho parte de uma pergunta hipotética: se dinheiro não fosse problema, o que sua empresa faria para crescer com qualidade? As respostas ajudam a entender onde e como podemos ajudar”, ilustra Alves.
Realizado pela RS Óleo, Gás & Energia em parceria com o Sebrae/RS, o Workshop de Oportunidades também contou com a palestra das jornalistas Fabiane Madeira e Queli Giuriatti, diretoras da Feed Marketing e Conteúdo, que abordaram as tendências do marketing digital nas plataformas de redes sociais. Veja como foi.
Por República - Agência de Conteúdo