Ferramentas para crescer e vender mais
Edição de março do Workshop de Oportunidades mostrou como usar as redes sociais para construir marcas e relacionamentos. Realizado em parceria com o Sebrae/RS, evento também abordou o potencial dos fundos de capital de risco
Data da notícia: 04/04/2016 às 15:58

Os associados da RS Óleo, Gás & Energia lotaram o auditório do Tecnopuc na noite da última segunda-feira (28/mar) para acompanhar mais uma edição do Workshop de Oportunidades. Desta vez, o evento – que é realizado em parceria com o Sebrae/RS – focou em dois temas essenciais para a competitividade dos negócios: o potencial das redes sociais para as estratégias de marketing e vendas e as oportunidades trazidas pelos fundos de investimento de capital de risco para as empresas da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia.

Na primeira parte do evento, as jornalistas Fabiane Madeira e Queli Giuriatti, diretoras da agência Feed Marketing e Conteúdo, mostraram como as redes sociais trazem novas possibilidades de interação entre marcas e clientes. A chave, dizem elas, está em entender que o marketing vem passando por uma transformação fundamental. “Sai de cena aquela publicidade baseada no preço e no discurso do ‘compre já’; no lugar, entra um relacionamento de longo prazo, baseado na troca de informações”, explicou Fabiane Madeira.

Fabiane e Queli também apresentaram alguns cases de marcas e organizações que vêm obtendo bons resultados no Facebook. Um exemplo é o Jardim da Ressurreição, que ficou conhecido nas redes sociais pela abordagem descontraída de suas postagens. Outro é a Prefeitura de Curitiba, que inovou na forma de interagir com os seguidores a partir de postagens envolventes e bem-humoradas – mas que não desconsideram o conteúdo de interesse da população local. “Nas redes sociais, é preciso tirar a gravata. Isto é: deixar de lado o formalismo em nome de uma interação mais humana”, contou Queli Giuriatti.

Engana-se, porém, quem acha que basta descontrair na linguagem para angariar clientes em potencial no Facebook. Fabiane e Queli destacam que as empresas devem ter uma estratégia de atuação bem definida e condizente com sua proposta de valor. Mais do que isso, é necessário ter consciência de que estar nas redes sociais não é um diferencial. “É uma obrigação”, defende Queli. Nesse contexto, é fundamental que as empresas tenham disposição para criar conteúdos relevantes, além de recursos para investir na segmentação certa.

As diretoras da Feed Marketing e Conteúdo também aproveitaram a ocasião para compartilhar alguns dados interessantes sobre o uso da internet no Brasil. Confira os destaques:

* O Brasil tem, hoje, cerca de 110 milhões de usuários ativos da internet.
* Em média, cada brasileiro gasta 5,4 horas por dia na internet, sendo 3,8 horas por dia no celular.
* Pelo menos 23% dos acessos totais remetem o usuário às redes sociais.
* Em média, cada brasileiro passa 775 minutos conectado às redes sociais por mês. É mais que o dobro da média mundial.

A segunda palestra do dia ficou a cargo de Alexandre Alves, diretor de prospecção da Inseed Investimentos, gestora de fundos especializada em projetos de inovação. Veja como foi.

 

Por República - Agência de Conteúdo

Mais fotos da Notícia
Comentários

Deixe seu comentário:


Veja mais...
Reunião de associados e Workshop de oportunidades
Estande coletivo une associados e oportunidades...
Rodada de Negócios Mercopar
Imersão ao Tecnopuc Porto Alegre
Reunião de negócios no polo petroquímico de Tri...
Diretoria participa de importante decisões de d...
Área Restrita
Associados
Laboratório Quimioambiental
BFM Corte e Dobra Montagens
Navvi
Anúncios
Nos Encontre
TECNOPUC – Viamão/RS
Av. Senador Salgado Filho, 7000
Prédio 87 – Bloco A – Sala 107
Jardim Krahe - CEP 94440-000
Viamão/RS – Brasil

Telefone: +55 51 3493 3726
Skype: rsoleoegas1
Twitter: @RSoleoegas
Facebook: rsoleoegas
Site: www.rsoleoegas.com.br

RS Óleo & Gás
A RS ÓLEO & GÁS é uma Associação fundada com 42 empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul. Criada no ano de 2006, foi motivada pelo Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP / Petrobras.

Gerando Oportunidades de Negócios aos seus Associados



Cadastre seu e-mail para receber as novidades da RS Óleo & Gás!