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Os associados da RS Óleo, Gás & Energia lotaram o auditório do Tecnopuc na noite da última segunda-feira (28/mar) para acompanhar mais uma edição do Workshop de Oportunidades. Desta vez, o evento – que é realizado em parceria com o Sebrae/RS – focou em dois temas essenciais para a competitividade dos negócios: o potencial das redes sociais para as estratégias de marketing e vendas e as oportunidades trazidas pelos fundos de investimento de capital de risco para as empresas da cadeia produtiva do petróleo, gás e energia.
Na primeira parte do evento, as jornalistas Fabiane Madeira e Queli Giuriatti, diretoras da agência Feed Marketing e Conteúdo, mostraram como as redes sociais trazem novas possibilidades de interação entre marcas e clientes. A chave, dizem elas, está em entender que o marketing vem passando por uma transformação fundamental. “Sai de cena aquela publicidade baseada no preço e no discurso do ‘compre já’; no lugar, entra um relacionamento de longo prazo, baseado na troca de informações”, explicou Fabiane Madeira.
Fabiane e Queli também apresentaram alguns cases de marcas e organizações que vêm obtendo bons resultados no Facebook. Um exemplo é o Jardim da Ressurreição, que ficou conhecido nas redes sociais pela abordagem descontraída de suas postagens. Outro é a Prefeitura de Curitiba, que inovou na forma de interagir com os seguidores a partir de postagens envolventes e bem-humoradas – mas que não desconsideram o conteúdo de interesse da população local. “Nas redes sociais, é preciso tirar a gravata. Isto é: deixar de lado o formalismo em nome de uma interação mais humana”, contou Queli Giuriatti.
Engana-se, porém, quem acha que basta descontrair na linguagem para angariar clientes em potencial no Facebook. Fabiane e Queli destacam que as empresas devem ter uma estratégia de atuação bem definida e condizente com sua proposta de valor. Mais do que isso, é necessário ter consciência de que estar nas redes sociais não é um diferencial. “É uma obrigação”, defende Queli. Nesse contexto, é fundamental que as empresas tenham disposição para criar conteúdos relevantes, além de recursos para investir na segmentação certa.
As diretoras da Feed Marketing e Conteúdo também aproveitaram a ocasião para compartilhar alguns dados interessantes sobre o uso da internet no Brasil. Confira os destaques:
* O Brasil tem, hoje, cerca de 110 milhões de usuários ativos da internet.
* Em média, cada brasileiro gasta 5,4 horas por dia na internet, sendo 3,8 horas por dia no celular.
* Pelo menos 23% dos acessos totais remetem o usuário às redes sociais.
* Em média, cada brasileiro passa 775 minutos conectado às redes sociais por mês. É mais que o dobro da média mundial.
A segunda palestra do dia ficou a cargo de Alexandre Alves, diretor de prospecção da Inseed Investimentos, gestora de fundos especializada em projetos de inovação. Veja como foi.
Por República - Agência de Conteúdo